Carreta Delas: Governo do Amapá leva atendimento oftalmológico gratuito à Zona Sul de Macapá
Atendimento oftalmológico gratuito oferece triagem completa, diagnóstico de problemas visuais e consulta com especialista.
Além de ampliar o acesso da população a consultas e exames em diversas especialidades, a Carreta Delas também garante atenção integral à saúde ocular, com atendimentos oftalmológicos gratuitos voltados ao diagnóstico precoce de problemas visuais. A iniciativa do Governo do Amapá ocorre na Zona Sul de Macapá e tem como foco facilitar o acesso da população à avaliação especializada, reduzindo a demanda reprimida na rede pública de saúde.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras), com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Josenildo Abrantes, e está instalada no estacionamento do Estádio Zerão, no bairro Jardim Marco Zero, com atendimentos até o dia 25 de janeiro. A estrutura faz parte do programa estadual de saúde itinerante Carreta Delas, que leva serviços de saúde básica e especializada diretamente às comunidades.
O atendimento oftalmológico ocorre de forma simples e organizada. O usuário chega ao local, retira a senha e passa por uma triagem oftalmológica completa, composta por cinco exames. De acordo com o resultado dessa triagem, o paciente é encaminhado para a consulta com o oftalmologista, onde recebe avaliação clínica, orientações e, quando necessário, a emissão da receita para correção do grau.
Segundo o coordenador-geral do programa, Marcos Danilo, todos os pacientes que procuram o serviço passam obrigatoriamente pelos exames iniciais.
“Para conseguir o atendimento basta a pessoa chegar, pegar a senha e realizar os cinco exames de triagem oftalmológica. Conforme o resultado, ela é encaminhada para a consulta com o oftalmologista para avaliação, orientação e emissão da receita de grau”, explicou.
Todos os pacientes atendidos passam pelos seguintes exames oftalmológicos:
- Acuidade visual e refração, que avaliam a capacidade de enxergar e identificam a necessidade de uso de óculos;
- Tonometria, que mede a pressão intraocular, fundamental para o rastreio do glaucoma;
Biomicroscopia, que permite avaliar as estruturas internas e externas dos olhos; - Ceratoscopia, exame que analisa a curvatura da córnea;
- Mapeamento de retina, destinado principalmente a pessoas com diabete, possibilitando a identificação de alterações causadas pela retinopatia diabética e outras doenças da retina.
Os exames permitem detectar precocemente problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata, glaucoma e alterações na retina, contribuindo para a prevenção de complicações e perda visual.
A moradora da Zona Norte de Macapá, Francisca Gomes, procurou a Carreta Delas após saber da ação por meio do filho, motorista de aplicativo.
“Fiquei sabendo dessa ação através do meu filho, que roda de Uber, e disse que estava acontecendo aqui. Eu já estava precisando de oftalmologista há muito tempo, mas na rede pública demora bastante e, no momento, não tinha condições de ir ao particular. Preferi vir aqui”, relatou.
Francisca elogiou a qualidade do atendimento recebido. “O atendimento está sendo ótimo. Já fiz toda a triagem, passei pelos exames e agora vou passar pelo médico para avaliação. E o melhor é que descobri que no final do mês a carreta vai estar no meu bairro, então vou aproveitar para fazer outras consultas que estou precisando. Essa oportunidade a gente não pode deixar passar”, completou.
Carreta Delas
A Carreta Delas segue promovendo atendimento à população da Zona Sul da capital até o dia 25 de janeiro, no estacionamento do Estádio Zerão. O projeto integra o plano de governo do governador Clécio Luís e foi lançado em setembro de 2025, com edições já realizadas nos municípios de Santana, Mazagão e Porto Grande.
O programa atua em cinco eixos estratégicos com foco principal na saúde da mulher, mas também trabalha a saúde do homem, do idoso, a saúde ocular e o eixo de detecção de doenças sexualmente transmissíveis. Em Macapá, a ação acontece em dois períodos para garantir maior alcance à população.
Na capital, a Carreta Delas funciona até o dia 25 de janeiro na Zona Sul. Em seguida, a estrutura itinerante será transferida para a Zona Norte, onde os atendimentos ocorrerão de 27 de fevereiro a 8 de março.
A expectativa é de um alto volume de atendimentos. Segundo o coordenador-geral do programa, Marcos Danilo, a capacidade técnica da carreta é de até 500 pessoas por dia.
“A estimativa é realizar cerca de 10 mil atendimentos neste período, considerando que cada pessoa pode passar por mais de um serviço. Os atendimentos podem ser agendados ou feitos presencialmente, com entrega de senhas às 7h para o turno da manhã e às 12h30 para o turno da tarde. O atendimento começa a partir das 8h, inclusive aos sábados e domingos”, destacou.
Além de garantir acesso mais rápido a consultas e exames, a iniciativa contribui para reduzir a demanda reprimida na rede hospitalar.
Serviços ofertados
Durante a ação na Zona Sul de Macapá, a população tem acesso a uma ampla oferta de serviços, como exames laboratoriais, exames de imagem, ultrassonografias e consultas com diversas especialidades médicas, incluindo clínico geral, ginecologista, mastologista, urologista, nefrologista, endocrinologista, cardiologista e oftalmologista, além de atendimentos com psicólogo, nutricionista e assistente social.
A Carreta Delas também desenvolve ações educativas voltadas à prevenção do câncer, planejamento familiar, promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabete, fortalecendo a atenção integral à saúde no estado.
Agendamento
Os atendimentos podem ser agendados previamente pelos contatos de WhatsApp:
Consultas e exames de imagem: (96) 99155-8080 / (96) 99191-8142
Exames laboratoriais: (96) 99141-1212
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!