Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE ITINERANTE

Governo do Amapá inicia atendimentos da Carreta Delas na Zona Sul de Macapá

Atendimentos gratuitos em saúde básica e especializada seguem até 26 de janeiro no estacionamento do Estádio Zerão.

Por Karla Marques
17/01/2026 10h15
A estrutura integra a estratégia estadual de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde básica e especializada

O Governo do Amapá iniciou, na sexta-feira, 16, mais uma etapa do programa de saúde itinerante Carreta Delas, oferecendo atendimentos gratuitos à população da Zona Sul de Macapá.

A estrutura está instalada no estacionamento do Estádio Zerão, no Bairro Jardim Marco Zero, e integra a estratégia estadual de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde básica e especializada.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras), com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Josenildo Abrantes. O projeto faz parte do plano de governo do governador Clécio Luís e foi lançado em setembro de 2025, com edições já realizadas nos municípios de Santana, Mazagão e Porto Grande.

O Carreta Delas foi lançada em 2025, com edições já realizadas nos municípios de Santana, Mazagão e Porto Grande

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, o programa é estruturado em cinco eixos de atuação.

“O foco principal é a saúde da mulher, mas também trabalhamos a saúde do homem, do idoso, a saúde ocular e o eixo de detecção, tratamento e acompanhamento das doenças sexualmente transmissíveis. Em Macapá, atuamos em dois períodos para garantir maior alcance à população”, explicou.

Nair Mota, secretária de Estado da Saúde

Na capital, a Carreta Delas funcionará até o dia 26 de janeiro na Zona Sul. Em seguida, a estrutura itinerante será transferida para a Zona Norte, onde os atendimentos ocorrerão de 27 de fevereiro a 8 de março, ampliando a cobertura dos serviços ofertados.

A expectativa é de um alto volume de atendimentos. Segundo o coordenador-geral do programa, Marcos Danilo, a capacidade técnica da carreta é de até 500 pessoas por dia.

“A estimativa é realizar cerca de 10 mil atendimentos neste período, considerando que cada pessoa pode passar por mais de um serviço. Os atendimentos podem ser agendados pelos contatos disponíveis ou presencialmente, com entrega de senhas às 7h para o turno da manhã e às 12h30 para o turno da tarde. O atendimento efetivo inicia a partir das 8h, inclusive aos sábados e domingos”, destacou.

Marcos Danilo, coordenador geral do programa

Além de garantir acesso mais rápido a consultas e exames, a iniciativa contribui para reduzir a demanda reprimida na rede hospitalar. A empreendedora Ludinei Quintela, moradora de Santana, acompanha a Carreta Delas desde as primeiras ações e aproveitou a edição em Macapá para cuidar da própria saúde.

“Sempre acompanho a carreta comercializando meus produtos e hoje decidi aproveitar para me consultar. Já passei pelo clínico geral e ainda vou passar pelo endocrinologista e cardiologista. É muito difícil conseguir essas especialidades na rede pública, e aqui a gente consegue com facilidade e de forma gratuita. Isso ajuda a desafogar os hospitais e beneficia muita gente”, relatou.

Ludinei Quintela, empreendedora

Serviços ofertados
Durante a ação na Zona Sul de Macapá, a população tem acesso a uma ampla oferta de serviços de saúde básica e especializada, incluindo exames laboratoriais como hemograma, glicose, hemoglobina glicada, ureia, creatinina, TGO/AST, TGP/ALT, PSA, beta-HCG, VDRL, urina EAS, PCCU (Papanicolau) e biópsia de colo uterino.

Também são oferecidos exames de imagem e métodos gráficos, como mamografia, colposcopia, ecocardiograma transtorácico e eletrocardiograma, além de ultrassonografias abdominal total, transvaginal, de rins e vias urinárias, mamas e axilas e tireoide.

A população ainda conta com consultas com clínico geral, ginecologista, mastologista, urologista, nefrologista, endocrinologista, cardiologista, oftalmologista, psicólogo, nutricionista e assistente social.

Além dos atendimentos clínicos, a Carreta Delas desenvolve ações educativas voltadas à prevenção do câncer, planejamento familiar, promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. O programa também possui caráter formativo, contribuindo para a capacitação de profissionais locais e fortalecendo a atenção integral à saúde.

Agendamento
Os atendimentos podem ser agendados previamente pelos contatos de WhatsApp:

  • Consultas e exames de imagem: (96) 99155-8080 / (96) 99191-8142
  • Exames laboratoriais: (96) 99141-1212
  • Também é possível buscar atendimento diretamente no local, por meio da distribuição diária de senhas.
A estimativa é realizar cerca de 10 mil atendimentos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde