Governo do Amapá conscientiza a população sobre o ‘Janeiro Branco Pet’
O mês dedicado aos cuidados com a saúde mental ganha destaque também na causa animal.
Reforçando o compromisso com a proteção e o respeito aos animais, o Governo do Estado lança o ‘Janeiro Branco Pet’, que integra a campanha nacional de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e o equilíbrio emocional. A ação enfatiza, especialmente, a importância da saúde mental dos animais.
No Amapá, a iniciativa é coordenada pela Secretaria do Bem-Estar Animal (Secbea). A secretária da pasta, Liana Leitão, destaca o compromisso do governo com políticas públicas que promovem não apenas a saúde física, mas também o equilíbrio emocional dos animais.
“A saúde mental dos pets é um tema sério e precisa ser tratado com responsabilidade, empatia e muita informação. Quando cuidado emocionalmente, um pet se torna mais saudável, mais dócil e mais feliz. E isso reflete diretamente na sociedade que queremos construir”, ressaltou a gestora.
Os cuidados e o bem-estar animal vão muito além da alimentação e do abrigo. Envolvem respeito, rotina, afeto e estímulos adequados, além, principalmente, de um ambiente seguro e livre de maus-tratos.
De acordo com o médico veterinário e coordenador de Saúde da Secretaria do Bem-Estar Animal, Fernando Lucas da Silva Pereira, o mês é fundamental para reforçar a conscientização sobre os cuidados com os animais.
“É olhar, é respeitar, é entender que eles sentem medo, dor, alegria e amor. Maus-tratos não é só bater; é abandonar, é ignorar, é fingir que não vê. Acredito que, quando falamos de empatia e consciência, salvamos vidas. Defender os animais é algo que vem do coração, e eu sigo levantando essa bandeira por quem não tem voz”, destacou o profissional.
É importante observar o comportamento dos animais, pois eles são seres capazes de sentir, perceber e vivenciar experiências conscientes, como medo, ansiedade, estresse e tristeza. Mudanças comportamentais podem indicar sofrimento emocional, manifestado por agressividade, isolamento, destruição de objetos, latidos ou miados excessivos, entre outros sinais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!