Governo do Amapá mobiliza assistência imediata e entrega benefícios às famílias atingidas por incêndio em Macapá
Além do socorro material, a gestão foca no suporte a longo prazo por meio de encaminhamentos sociais. Todas as famílias atingidas estão sendo inseridas em programas de acolhimento emergencial.
O Governo do Amapá manteve, nesta quinta-feira, 8, a mobilização de assistência direta às famílias afetadas pelo incêndio de grandes proporções que atingiu 18 residências em uma área de ressaca no bairro Novo Buritizal, Zona Sul de Macapá. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), estabeleceu uma base de apoio no local para agilizar o suporte aos moradores. O governador Clécio Luís acompanhou os trabalhos pessoalmente em duas ocasiões.
“Estamos com uma estrutura instalada no local para dar todo o apoio necessário para as famílias, como o início do processo para a retirada de documentos, restituição de direitos e encaminhamentos, além do acompanhamento da reconstrução das casas. Isso tudo ocorre em função de um esforço conjunto e designações do governador Clécio Luís”, informou a secretária da Seas, Aline Gurgel.
Balanço de Atendimentos e Benefícios
O objetivo da gestão estadual é assegurar que todos os afetados tenham acesso aos direitos básicos e orientações para a reconstrução de suas rotinas. Confira os números da assistência prestada até o momento:
- 18 famílias assistidas diretamente;
- 55 colchões entregues;
- 27 kits de alimentos (cestas básicas);
- 9 famílias encaminhadas para o Aluguel Social;
- 8 vouchers de Vale Gás;
- 4 kits de Higiene e Dignidade Menstrual;
- 4 kits de Higiene Infantil;
- 4 kits de Primeira Infância.
Como medida imediata de suporte emocional e logístico, foi instalada a tenda dos programas “Governo em Ação” e “Acolher Amapá”. O espaço funciona como ponto de atendimento humanizado, onde equipes multidisciplinares realizam o acolhimento das vítimas e o levantamento das necessidades urgentes de cada núcleo familiar.
Para suprir as carências imediatas, o Estado distribuiu mantimentos essenciais. As famílias receberam kits de alimentos, itens de higiene pessoal e kits infantis, além de materiais de dormitório para garantir condições dignas de repouso neste primeiro momento de crise.
“Apesar de ter perdido tudo, nós estamos agradecidos pelos atendimentos que estão nos oferecendo aqui. Na minha casa não conseguir salvar nada, e agora estou iniciando o processo para retirar nossos documentos. Recebi alimentos e todo o incentivo necessário para recomeçar nossa vida”, disse a autônoma Alessandra dos Santos.
Além do socorro material, o Governo foca no suporte a longo prazo por meio de Além do socorro material, o Estado foca no suporte a longo prazo. Todas as famílias atingidas estão sendo inseridas em programas de acolhimento emergencial e passarão por acompanhamento social contínuo. O trabalho conjunto envolveu ainda as secretarias de Infraestrutura (Seinf), Habitação (Sehab), Transportes (Setrap), além do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Superfácil) e da Defensoria Pública do Estado (DPE).
“Todo um trabalho de assistência está sendo desenvolvido. Agora fizemos a retirada dos entulhos, já temos materiais para auxiliar algumas residências como telhas e tintas; além agora de um trabalho de engenharia para reconstruirmos as casas”, declarou o gestor da Seinf, David Covre.
O objetivo da gestão estadual é garantir que todos os afetados tenham acesso aos direitos básicos e orientações para a reconstrução de suas rotinas, assegurando que nenhum cidadão permaneça em situação de desamparo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!