Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Professora beneficiada por auxílio de pesquisa do Governo do Amapá é aprovada em doutorado na UFJF

A professora Márcia Gomes foi uma das 20 profissionais beneficiadas pelo programa ‘Professor Pesquisador’ em 2024.

Por Léo Nilo
08/01/2026 09h15
Márcia Gomes é a única aprovada da Região Norte no certame

O apoio à produção de ciência na escola é uma das estratégias do Governo do Amapá para desenvolver a rede estadual de educação, com investimentos para os estudantes e para os profissionais. A professora Márcia Gomes, de 39 anos, demonstra o resultado das iniciativas, após conseguir a aprovação em primeiro lugar no doutorado da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.

A professora foi uma das 20 beneficiadas pelo programa ‘Professor Pesquisador’, realizado em 2024. Com o auxílio de pesquisa, a profissional conseguiu apoio para realizar a eletiva “Lugares de Aprender”, na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, que levava os alunos para estudar em ambientes históricos de Macapá.

“Já trabalho com o tema que vou abordar no doutorado desde o meu mestrado, que é a literatura aliada a história. Tomando como base esse estudo, me inscrevi no Professor Pesquisador com um projeto que apresentava aos alunos como podemos fazer essa relação entre as disciplinas, da literatura com a cultura em que estamos inseridos. Levei os alunos para lugares que mostram a história de nosso povo com a literatura do local”, explicou a professora.

A professora conta que espera servir de incentivo para os alunos

Por meio do projeto, os alunos puderam estudar em ambientes como a Fortaleza de São José e o Museu Sacaca, com conversas com historiadores e reflexões sobre a história e identidade amapaense. No doutorado, a professora vai avançar na pesquisa e analisar especificamente obras negras femininas na literatura, sob essa perspectiva histórica.

“Eu já vinha tentando essa aprovação desde 2019 e esse ano consegui ser aprovada na Universidade Federal do Pará e na UFJF, que é onde vou seguir a pesquisa. Foi uma felicidade muito grande, porque sou a única aprovada da Região Norte”, celebra Márcia.

Por meio do projeto, os alunos puderam estudar em ambientes como a Fortaleza de São José

A iniciativa do ‘Professor Pesquisador’ foi coordenada pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Ciência e Tecnologia (Setec), com a proposta de fortalecer a prática da investigação científica. Os inscritos produziram trabalhos com temáticas referentes a COP da Amazônia (COP30).

“Estou muito honrada de iniciar esse doutorado levando comigo o Amapá. Sou professora há 12 anos e quero servir de incentivo para os meus alunos, que sempre me apoiaram muito”, finaliza a profissional.

A eletiva estimulou reflexões sobre a história e identidade amapaense

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!