No Maior Réveillon da Amazônia – Amapá 2026, Chitãozinho & Xororó emocionam público e celebram legado da música sertaneja
Evento do Governo do Amapá fortalece cultura, turismo e lazer com espetáculo nacional.
Com uma apresentação memorável, a lendária dupla Chitãozinho & Xororó marcou mais uma vez a história da música brasileira na noite desta terça-feira, 30, no Maior Réveillon da Amazônia – Amapá 2026. O show gratuito, realizado pelo Governo do Amapá, reuniu um público apaixonado de todas as idades, que celebrou clássicos que atravessam gerações.
Ícones da música sertaneja nacional, Chitãozinho & Xororó retornaram à capital amapaense para uma noite de emoção, nostalgia e celebração do gênero. Com mais de 50 anos de carreira, a dupla é reverenciada por ter contribuído decisivamente para a popularização da música sertaneja em todo o Brasil, mesclando a tradição da música caipira com elementos pop e alcançando públicos de todos os perfis.
Ao longo de sua trajetória, os irmãos José Lima Sobrinho (Chitãozinho) e Durval de Lima (Xororó) já venderam mais de 40 milhões de discos, gravaram dezenas de álbuns e DVDs, conquistaram Grammy Latinos e emplacaram sucessos que se tornaram trilhas sonoras afetivas na vida de milhões de brasileiros, como Fio de Cabelo, 60 Dias Apaixonado e Evidências.
O repertório apresentado em Macapá reuniu esses clássicos e outros hits que marcaram décadas de história, transformando a noite em um grande coro coletivo. A interação com a plateia foi constante, com os fãs cantando e vibrando a cada canção.
No palco, a dupla destacou a emoção de participar de um evento de grande porte e gratuito para a população.
“Que prazer poder estar aqui depois de tantos anos neste estado maravilhoso que é o Amapá, celebrando o Réveillon do Governo do Amapá. Obrigado ao governador Clécio Luís e ao senador Davi Alcolumbre por proporcionarem essa festa tão linda para a população”, disse o cantor Xororó, que também aproveitou o momento para mandar um abraço especial aos turistas da Guiana Francesa que estão curtindo O Maior Réveillon da Amazônia – Amapá 2026. “Fiquei sabendo que temos uma delegação de turistas guianenses aqui que vieram prestigiar o réveillon. Um abraço muito forte”.
“Realmente é um prazer rever vocês depois de tanto tempo. Este é o nosso último show do ano e vamos encerrar com chave de ouro aqui no Amapá”, afirmou Chitãozinho.
Perto do palco, os fãs ressaltaram o impacto afetivo do show. Luiz Fernando, cozinheiro, de 50 anos, fã de longa data, falou emocionado: “Aprendi com meus pais a gostar deles. Eu tinha apenas 10 anos e hoje estou com 50. Ouvir a música Evidências me trouxe memórias felizes com os meus pais. O governador está de parabéns pela programação, está tudo muito lindo.”
Já Gislaine Rubini, de 32 anos, que mora e trabalha com vendas externas há dois anos no município de Mazagão, destacou a energia do evento.
“Vim prestigiar o Réveillon com toda a minha família, somos sete pessoas. Somos fãs do Chitãozinho & Xororó. Nossa terra de origem é Piracicaba, em São Paulo, e lá a gente cresce ouvindo sertanejo, então sempre fomos fãs deles. A expectativa para o show foi a melhor possível, foi maravilhoso. Quando tocou Evidências, foi um espetáculo, porque é uma canção que marca todo mundo e traz muita emoção pra gente. A programação do Réveillon do Governo do Estado está maravilhosa. No nosso estado não temos eventos assim, tão voltados para o público e que agradem tanto. Aqui é totalmente diferente, gostamos muito.”
Chitãozinho & Xororó: um legado que ultrapassa gerações
Desde o início da carreira, na década de 1970, quando ainda se apresentavam como “Irmãos Lima” e gravaram o primeiro disco com a música Galopeira, a dupla trilhou uma trajetória marcada por inovação e conquistas. O auge nacional veio no início dos anos 1980, com o sucesso estrondoso de Fio de Cabelo, que transformou o sertanejo em fenômeno nas rádios e impulsionou a carreira em todo o país.
Ao longo das décadas, Chitãozinho & Xororó conduziram a música sertaneja a novos patamares, influenciando gerações de artistas e mantendo sua relevância com repertório atual e shows vibrantes.
O Amapá virou. E você faz parte disso
O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.
O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!