Chapéu, Bota e Fivela: Moda Sertaneja Domina o Maior Réveillon da Amazônia no Amapá
Público capricha no visual "country" para recepcionar Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano; evento atrai turistas de outros estados e movimenta a economia local.
Por Petton Laurindo
O brilho das fivelas, o couro das botas e o movimento dos chapéus ditaram o ritmo visual do Maior Réveillon da Amazônia - Amapá 2026, realizado pelo Governo do Estado e parceiros. O que se viu no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá foi uma verdadeira exaltação à cultura sertaneja.
Camisas xadrez e chapéus de diversos estilos, itens que qualquer brasileiro reconhece de longe, deixaram de ser apenas vestimenta rural para se tornarem o uniforme oficial do público que foi prestigiar as lendas Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano.
A força dos rodeios no Brasil, que popularizou a "moda country", mostrou sua face mais vibrante na capital amapaense, provando que o estilo do cowboy atravessa fronteiras e integra o cotidiano urbano.
Para quem veio de longe, a roupa é uma extensão da emoção. Marcel Lobato, de 29 anos, morador do município de Amapá (região dos lagos), chegou à capital ainda ontem. Fã fervoroso, ele não escondeu a ansiedade para o show de Chitãozinho & Xororó.
"Esperei muito tempo por essa oportunidade. Vir a caráter é uma forma de honrar a história desses artistas", contou Marcel, devidamente trajado.
O evento não mobilizou apenas os amapaenses, mas também atraiu vizinhos do estado do Pará. É o caso de João Serafim, de 66 anos, que viajou de Breves (PA) exclusivamente para as celebrações. Para ele, a experiência só estaria completa se estivesse rigorosamente trajado: "Comprei o chapéu aqui mesmo para ficar a caráter. É um momento único", afirmou João, orgulhoso do novo acessório.
A movimentação de turistas como João reflete diretamente no bolso dos comerciantes. Marivaldo Monteiro, que veio de Castanhal (PA), apostou no potencial do Réveillon amapaense e não se arrependeu. Trabalhando com vendas durante o evento, ele destacou o sucesso de público: "Vim exclusivo para o evento e as vendas estão excelentes. O povo veio para celebrar e consumir", garantiu.
Com a mistura de tradição e modernidade, o Governo do Amapá encerra o ano de 2025 consolidando o estado como um polo de grandes eventos, onde a cultura sertaneja encontrou, às margens do Rio Amazonas, um cenário perfeito para brilhar.
O Amapá virou. E você faz parte disso
O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.
O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!