Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RETROSPECTIVA

Balanço 2025: Detran Amapá alia tecnologia, educação, oportunidades para reduzir mortes no trânsito e melhorar a segurança viária

Ações foram executadas nos 16 municípios do estado.

Por Vithória Barreto
02/01/2026 09h37
Ações reforçam eficiência operacional, investimento em tecnologia, políticas de inclusão social e uma presença territorial forte

Um conjunto integrado de ações no atendimento ao cidadão, engenharia, fiscalização, educação, inclusão social e inovação tecnológica tem colocado o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) em destaque nos resultados de segurança viária. Dados consolidados de 2025 mostram uma redução de 23,58% nas mortes no trânsito estadual, indo de 106 óbitos em 2022 para 81 em 2025.

A trajetória de declínio, com 88 mortes em 2023 e 98 em 2024, é resultado de diversas frentes de trabalho. Nas ruas, a Engenharia de Tráfego executou 302 km de sinalização horizontal e instalou 945 placas verticais em oito municípios.

A Educação para o Trânsito, coordenada pela Escola Pública de Trânsito (EPT), promoveu mais de 131 ações nos municípios do Amapá, alcançando mais de 28.300 pessoas com campanhas educativas realizadas entre janeiro e dezembro de 2025, conforme registrado nos relatórios da EPT. Paralelamente, a Operação Lei Seca realizou 114 barreiras de fiscalização, alcançando 4.203 pessoas abordadas em 13 dos 16 municípios do estado.

Sinalização realizada pelo Detran-AP
Atividades de educação no trânsito

Inovação e transparência no processo de habilitação

Dez meses após a incorporação de uma nova frota de avaliação equipada com telemetria de ponta, o Detran Amapá comemora um salto no índice de aprovação dos exames práticos: de 74,4% em 2024 para 90% em 2025. Além do desempenho, o período registra zero denúncias de corrupção ou fraudes nas provas.

Os veículos são dotados de sistema que monitora em tempo real áudio, vídeo, trajeto e ações, com câmeras, sensores e biometria, assegurando transparência total. Outro avanço é a autonomia do candidato: em caso de reprovação, o reagendamento é feito diretamente pelo site do órgão, sem intermediação.

"Estes números refletem o sucesso de um investimento estratégico em tecnologia para a segurança do candidato. A nova frota eliminou qualquer possibilidade de irregularidades e trouxe mais justiça ao processo. Os 90% de aprovação mostram que, quando damos condições adequadas e um ambiente limpo, os candidatos respondem com bom desempenho", avalia o diretor-presidente, Cel. Edvaldo Mafra.

Sistema de telemetria dispõe de tecnologia que garante transparência na hora de avaliar o candidato

Avanço na gestão de pátios e estímulo econômico

O Detran Amapá também avançou no esvaziamento dos pátios com o leilão de 282 veículos em 2025, uma ação que combina eficiência administrativa e impacto socioeconômico. 

Os leilões são fundamentais não apenas para desafogar a capacidade de armazenamento do órgão, mas também para movimentar a economia local, oferecendo à população a oportunidade de adquirir veículos a preços acessíveis. Com essa iniciativa, veículos que antes estavam parados retornam à circulação, beneficiando tanto quem precisa de um primeiro automóvel quanto quem busca alternativas econômicas para o transporte.

Leilões são fundamentais não apenas para desafogar a capacidade de armazenamento do órgão

Além de gerar receita e reduzir custos de manutenção, os leilões reforçam o ciclo positivo de mobilidade e inclusão. Ao devolver centenas de veículos ao mercado, o Detran-AP estimula a formalização, gera oportunidades para pequenos negócios e contribui para a rotatividade do setor automotivo no estado. É mais uma frente de atuação que demonstra como a gestão pública integrada pode transformar desafios operacionais em ganhos concretos para a sociedade amapaense.

Habilita Amapá: inclusão social como política de estado

Governador Clécio Luís no lançamento do Habilita Amapá

Neste mês de dezembro, o governador Clécio Luís lançou o programa Habilita Amapá, uma política pública que oferta já na sua primeira edição, 10 mil primeiras habilitações (categoria A ou B) de forma totalmente gratuita nos 16 municípios. Executado pelo Detran, o programa cobre todos os custos, incluindo cursos, exames e até duas chances de reexame.

O programa está com inscrições abertas até o dia 6 de janeiro e se divide em dois eixos: o Tucuju Habilitado, com 5 mil vagas para pessoas economicamente ativas de baixa renda, sem exigência de ensino médio; e o Jovem Motorista, com outras 5 mil vagas para jovens entre 18 e 29 anos que tenham concluído o ensino médio.

Resultado de um trabalho integrado

Para o diretor-presidente do Detran Amapá, coronel Edvaldo Mafra, os resultados positivos são fruto de uma atuação persistente e organizada do Governo do Estado.

Diretor-presidente do Detran Amapá, coronel Edvaldo Mafra

"Essa redução expressiva nas mortes é fruto de um trabalho planejado em todo o estado, que vai desde a sinalização e fiscalização rigorosa até a qualificação de novos condutores por meio do Habilita Amapá e da modernização tecnológica dos exames. Estamos criando um ciclo virtuoso: mais educação, mais inclusão, mais transparência e, como resultado, mais vidas salvas. Seguiremos firmes nessa missão", declarou o diretor-presidente.

O balanço do Detran-AP evidencia um modelo que combina eficiência operacional, investimento em tecnologia, políticas de inclusão social e uma presença territorial forte, reforçando o compromisso com a segurança viária e a valorização da vida no Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!