Governo do Amapá garante farmácia abastecida e equipada no posto de atendimento da Sesa no Maior Réveillon da Amazônia
Equipe farmacêutica e médica atua de plantão no entorno da Fortaleza de São José para atender ocorrências comuns entre o público do evento.
A estrutura de saúde instalada pelo Governo do Amapá no entorno da Fortaleza de São José, em Macapá, para atender o público do Maior Ano-Novo da Amazônia, conta com uma farmácia equipada para dar suporte aos atendimentos médicos desde o sábado, 27. O posto de atendimento foi preparado para acolher possíveis intercorrências durante as noites de festa, que reúnem milhares de pessoas atraídas pelos shows locais e nacionais.
O abastecimento estratégico da farmácia garante a dispensação segura de medicamentos, contemplando desde casos simples até situações que exigem medicamentos mais específicos. De acordo com a farmacêutica de plantão na segunda-feira, 29, Lenice Barros, os analgésicos lideram a procura.
“Os analgésicos são os que apresentam maior demanda. Além disso, há procura por antiácidos para acidez. Acreditamos que, devido ao consumo excessivo de álcool, muitas pessoas buscam medicamentos para vômitos, náuseas e dor de cabeça, sintomas comuns do mal-estar após a ingestão de bebidas alcoólicas”, explicou.
Atendimento adequado e seguro
No posto, a equipe de saúde trabalha integrada para garantir um tratamento adequado e seguro.
“A importância da presença do farmacêutico é que nem todo medicamento pode ser administrado junto com o álcool. Então, além do farmacêutico, do médico em prescrever o melhor tratamento com segurança e eficácia para esse paciente, ainda que seja num posto provisório, é fundamental”, destacou Lenice Barros.
A cada plantão, o estoque é avaliado e reabastecido diariamente, ou até durante o mesmo dia, quando necessário, garantindo que os insumos nunca acabem. Há medicamentos em diferentes formas de administração, como comprimidos, ampolas intravenosas e intramusculares, além de opções para casos mais graves, como sedativos e fármacos controlados.
Prontos para atender
A orientação ao público também faz parte do atendimento, reforçando a prevenção e a redução de ocorrências. Para evitar necessidade de busca por atendimento, a farmacêutica faz um alerta:
“Beber tranquilo, somado a hidratação. Beber bastante água, se alimentar durante o evento e fazer consumo de álcool de forma responsável”, aconselha.
O Amapá Virou. E você faz parte disso
O Réveillon 2026 carrega o conceito “O Amapá Virou. E você faz parte disso”, que representa não só a mudança de ano, mas a virada de página vivida pelo estado, reforçada pela aprovação de 70% da população na última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é realizada pelo Governo do Estado e o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com patrocínio da iniciativa privada e articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.
Mais do que festa, o evento se consolida como um motor econômico. Durante cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades, com mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense, os shows da virada com Nattanzinho Lima; Nattan; e a Estação Primeira de Mangueira; e demais noites com o Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano no Encontro dos Amigos em Macapá; Noite das Aparelhagens com Crocolive, Tranzamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.
O evento deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Isto porque o Amapá, que ganhou palco internacional na COP30 e agora quer transformar o Réveillon em uma vitrine global, reforçando a imagem de um estado sustentável, moderno e capaz de atrair investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é que mais de 250 empreendedores possam garantir renda extra com os espaços exclusivos mobilizados pelo Governo do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!