Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAMU NO RÉVEILLON 2026

Réveillon do Amapá conta com reforço do Samu para atendimento de urgência na Fortaleza de São José de Macapá

Atendimento pré-hospitalar é reforçado com ambulâncias e equipes de prontidão para garantir segurança ao público.

Por Roberta Corrêa
29/12/2025 15h57
Unidade de Suporte Avançado (USA) e Unidade de Suporte Intermediário (USI)

Com foco na assistência em saúde, o Governo do Amapá garante atendimento rápido e eficiente durante o maior Réveillon da Amazônia, realizado no anfiteatro da Fortaleza de São José, em Macapá. Para atender possíveis ocorrências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual atua com duas ambulâncias distribuídas em pontos táticos do evento, assegurando agilidade no socorro e suporte imediato à população.

As equipes contam com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor, e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), voltada para atendimentos clínicos, estabilização de pacientes e encaminhamentos à rede hospitalar, quando necessário.

Enfermeiros prontos para o atendimento

Durante a segunda noite do maior Ano-Novo da Amazônia, as ambulâncias permaneceram posicionadas em pontos de grande fluxo de pessoas, como o final da Avenida Padre Júlio, nas proximidades da Casa do Artesão e em áreas de maior circulação, garantindo mobilidade e rapidez nas respostas às ocorrências.

Sergio Alburquerque, médico do Samu

“Estar próximo do público faz toda a diferença, porque conseguimos avaliar, orientar e atender a maioria dos casos no próprio evento, assegurando mais conforto e segurança para quem participa da festa”, destacou Sergio Alburquerque, médico do Samu.

Em eventos com grande concentração de público, a maioria das ocorrências atendidas é de baixa complexidade, envolvendo situações como pressão arterial elevada, náuseas e vômitos, geralmente relacionadas a excessos na alimentação ou no consumo de bebidas alcoólicas.

“Quando necessário, o Samu realiza o encaminhamento de forma ágil e integrada com a rede hospitalar estadual, garantindo a continuidade do cuidado e a assistência adequada aos pacientes. Todo o processo é feito com comunicação direta entre as equipes, o que assegura rapidez no atendimento e segurança desde o primeiro contato até a chegada à unidade de saúde”, completou o médico do Samu.

Ambulâncias em postos estratégicos no maior Réveillon da Amazônia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou um esquema especial de serviço pré-hospitalar com pronto atendimento fixo no local, assegurando assistência durante toda a programação. O espaço funciona a partir das 18h até o encerramento das atividades diárias do evento.

Ao todo, 20 profissionais de saúde atuam em escala de plantão, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico. O objetivo é evitar deslocamentos desnecessários para unidades de saúde, além de monitorar e estabilizar pacientes em situações de emergência, oferecendo suporte clínico e psicológico.

Rede hospitalar estadual

Toda a rede hospitalar estadual está mobilizada para atuar na retaguarda dos atendimentos. No Hospital de Emergência (HE), há revezamento de médicos nos ambulatórios, na porta de entrada para traumas e no atendimento clínico, além do reforço das equipes multiprofissionais, como enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e pessoal de apoio.

Outras unidades, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul, o Hospital da Mulher Mãe Luzia, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá, e o Hospital Estadual de Santana, também estão organizadas para atender possíveis aumentos na demanda durante os dias de festa.

Equipe do Samu da Unidade de Suporte Intermediário (USI)

O Amapá virou. E você faz parte disso!

O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.

Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.

O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

TAGS: Samu