Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E ECONOMIA - VOCÊ FAZ PARTE DISSO

'Nunca vi algo assim antes. É impressionante', diz turista francês sobre a Noite das Aparelhagens no Réveillon do Amapá

Piloto francês Julian Rigout. Celebração de Ano Novo transforma Macapá em palco multicultural e impulsiona o turismo e a economia local.

Por Redação Secom
28/12/2025 00h24
Piloto francês Julian Rigout ficou encantado com a Noite de Aparelhagens

Por Isabel Ubaiara

O Maior Réveillon da Amazônia acontece no Amapá e mobiliza não apenas a população local, mas também visitantes de diversos estados brasileiros e de outros países. A grandiosidade da festa, realizada no entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, transformou a capital em um verdadeiro ponto de encontro multicultural neste sábado, 27.

O público foi composto por turistas de estados vizinhos, como Pará, além de visitantes das regiões Sudeste e Nordeste do país. Até mesmo contou com a presença de viajantes da Europa, como o piloto de helicóptero, Julian Rigout, francês de 34 anos que está no Amapá pela primeira vez para celebrar o Ano Novo.

“O estado é muito bom, mas a comida e as pessoas são melhores ainda”, destacou Ringout encantado com a cultura local. Julian reforçou a projeção internacional do Réveillon do Amapá e contou que teve contato, pela primeira vez, com o tradicional show de aparelhagens. “Nunca tinha visto algo assim antes. É impressionante”, completou.

Público amapaense durante a programação da Noite das Aparelhagens

A programação teve como destaque a tradicional Noite das Aparelhagens, que reuniu grandes nomes do segmento, como Crocolive, Tranzamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360. O espetáculo de som e luzes embalou milhares de pessoas e criou uma atmosfera vibrante, unindo a tradição cultural amazônica à inovação tecnológica.

Para o advogado mineiro Arthur Dolzany, o que o trouxe novamente ao Amapá foi a riqueza cultural do estado, a energia contagiante do ambiente, o espírito das pessoas e o acolhimento do povo amapaense.

“Já vim outras vezes no estado mas admito que é a primeira vez, em toda a minha vida, que vejo as aparelhagens. É um ambiente extremamente festivo, com uma energia muito boa”, destacou Dolzany.

Advogado mineiro Arthur Dolzany que visita o Amapá pela segunda vez, encantado com a cultura local

Impacto econômico

O Amapá é apontado como uma das principais opções turísticas para as festas de fim de ano. Entre os dias 27 e 31 de dezembro, durante a realização do Maior Réveillon da Amazônia, a taxa de ocupação hoteleira na região metropolitana de Macapá deve atingir 98%, impulsionada pela expectativa de receber cerca de 50 mil visitantes, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amapá (ABIH/AP).

O bom desempenho do setor também é confirmado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que registrou até novembro de 2025 a entrada de 41,6 mil turistas estrangeiros, o maior número da série histórica, representando o crescimento de 6,49% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais países emissores foram França/Guiana Francesa, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Peru e Alemanha.

Esses resultados evidenciam o avanço das ações de promoção turística desenvolvidas pelo Governo do Estado, aliados a eventos de grande porte como o Réveillon, além de investimentos contínuos em infraestrutura, qualificação profissional e fortalecimento do setor. Com isso, o Amapá se consolida como um dos destinos mais visitados da Região Norte, reforçando sua relevância no cenário nacional e internacional.

Moradores Locais e visitantes de outros estados se divertem no show de aparelhagens

O Amapá virou. E você faz parte disso 

O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.

Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.

O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!