Réveillon 2026 deve movimentar mais de R$ 300 milhões no setor de bares e restaurantes, impulsionando a economia do estado
Levantamentos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Amapá indicam que cerca de 80% dos estabelecimentos esperam faturar acima do registrado no ano passado.
O Réveillon do Amapá 2026, o maior Ano-Novo da Amazônia, vem se consolidando como um dos principais motores de aquecimento da economia e do turismo no estado, especialmente para os setores de bares, restaurantes, hotelaria e serviços. Em 2025, a expectativa é de um fim de ano histórico, impulsionado por uma programação cultural de grande porte e pelo aumento expressivo no fluxo de visitantes.
Levantamentos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Amapá indicam que cerca de 80% dos estabelecimentos esperam faturar acima do registrado no ano passado, projeção que já vem sendo confirmada nas primeiras semanas de dezembro. O número de consumidores e de confraternizações corporativas e familiares superou os índices de 2024, refletindo diretamente no aumento da demanda por bares, restaurantes e serviços ligados ao lazer e à gastronomia.
“Estamos vivendo um dos melhores fins de ano da história para bares e restaurantes no estado. Esse aquecimento não beneficia apenas os empresários, mas toda a cadeia produtiva, com geração de empregos, renda e mais oportunidades para quem trabalha no setor”, destacou o presidente da Abrasel, Sandro Bello.
As projeções econômicas apontam que a movimentação financeira durante o período deve ultrapassar R$ 300 milhões, representando um crescimento superior a 11% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. O avanço é atribuído, principalmente, à antecipação das confraternizações, que em 2025 começaram mais cedo, garantindo um fluxo intenso de clientes ao longo de todo o mês de dezembro.
“O Réveillon do Amapá se consolidou como um grande indutor do turismo e da economia do nosso estado. Estamos falando de um evento que movimenta hotéis, bares, restaurantes, transportes e serviços, além de projetar o Amapá para o Brasil e para o mundo. O crescimento no número de visitantes e a antecipação das viagens mostram que o investimento em uma programação cultural forte e bem planejada gera resultados concretos, fortalecendo o turismo como um eixo estratégico de desenvolvimento econômico e social”, afirmou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.
Outro fator que contribuiu para o aquecimento da economia foi a antecipação dos eventos de fim de ano. Em 2025, as confraternizações começaram mais cedo, ampliando o fluxo de clientes ao longo de todo o mês de dezembro e garantindo um período prolongado de alta movimentação nos estabelecimentos.
Com mais consumo, mais encontros e resultados expressivos, dezembro de 2025 se consolida como um marco para o setor de bares e restaurantes, fortalecendo toda a cadeia da gastronomia fora do lar e reafirmando a importância na dinâmica econômica e social das celebrações de Réveillon.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!