Governador Clécio envia quatro geradores para o Bailique e garante fornecimento de energia neste fim de ano
A pedido da comunidade, gestor determinou garantia de serviço de energia elétrica nas duas maiores comunidades, que sofrem com a estiagem e o fenômeno das terras caídas.
O governador do Amapá, Clécio Luís, enviou quatro geradores de energia elétrica para o Arquipélago do Bailique, na Zona Rural de Macapá, para garantir o fornecimento de energia neste fim de ano. O pedido feito pela comunidade foi atendido pelo gestor, que acompanhou a saída da balsa com os geradores nesta segunda-feira, 22, em um porto no Rio Matapi, e articulou os equipamentos junto à Equatorial Energia e ao Ministério de Minas e Energia.
“O linhão sofreu muito agora com o fenômeno das terras caídas, houve um pedido muito grande na ação do Governo e, hoje mesmo, um dia depois, já nos mobilizamos para mandar os geradores. Eu falei com o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, que garantiu que vai autorizar novamente a usina no Bailique. Esses geradores e, logo depois, a usina, vão se juntar aos kits de energia solar que nós colocamos em todas as comunidades. É resposta rápida do Governo, com energia para o Natal, para todo mundo viver bem e feliz”, disse Clécio Luís.
Os equipamentos serão instalados pelo Governo nas duas maiores comunidades do arquipélago, Macedônia e Progresso, para garantir que as casas recebam energia elétrica neste Natal e Ano Novo. A balsa também leva equipamentos auxiliares e combustíveis para o funcionamento dos geradores.
A solicitação da comunidade foi feita neste fim de semana, durante ação humanitária integrada coordenada pela Secretaria de Assistência Social na região, com a presença do ministro Waldez Góes, do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, e de mais de 10 secretários do Governo. Na ação, 76 comunidades receberam 2.250 kits de alimentos do Governo Federal, a pedido do governador Clécio Luís.
Na oportunidade, os moradores falaram de angústias e anseios. A principal demanda foi ter Natal e Ano Novo com energia elétrica. A região teve o fornecimento interrompido com a queda da estrutura em função da estiagem e do fenômeno das terras caídas, que gera erosão do solo e impactos diretos na vida das famílias e no comércio local.
Em tratativas do governador com o ministro Waldez Góes, o senador Davi Alcolumbre e o Ministério de Minas e Energia, foi realizada a ação emergencial para o transporte dos quatro geradores e a articulação para, em breve, ter a instalação de uma nova usina na região. As equipes farão a instalação e energização para garantir que casas e empreendimentos tenham energia neste fim de ano, possam armazenar a ceia e tenham luz no Natal e no Ano Novo, com respeito e dignidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!