Governo do Amapá transforma Réveillon 2026 com nova área inclusiva para Pessoas com Deficiência
Iniciativa reafirma o compromisso do Estado com a inclusão e a acessibilidade nas festividades de fim de ano.
Colaboração: Alessandro Brandão
Destacando a importância da inclusão social nas celebrações públicas, o Governo do Amapá assegura, para o Réveillon 2026, a implantação de uma Área Especial Inclusiva destinada a Pessoas com Deficiência (PCDs).
A decisão foi tomada durante reunião realizada no fim da tarde da segunda-feira, 22, na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih), com a participação da Fundação Socioeducativa do Amapá (FSE), da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) e da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
O secretário da Sedih, Richard Madureira, destacou que a iniciativa da gestão estadual vai garantir acessibilidade, conforto e segurança para que pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida possam participar da festa de fim de ano com qualidade e dignidade.
“Estamos muito contentes em poder oferecer, de forma planejada e estruturada, um espaço de inclusão e acolhimento na maior festa popular do estado. Essa ação reflete o compromisso do Governo do Amapá com a construção de políticas públicas que garantam a participação de todos, em igualdade de condições”, pontuou Richard Madureira.
A área destinada às pessoas com deficiência terá acesso pela Avenida Mendonça Júnior e contará com capacidade para 75 PCDs e 75 acompanhantes. A comissão organizadora alerta que pessoas sensíveis ao som devem levar protetor auricular.
O Amapá virou
O Réveillon 2026 traz o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada do novo ano, mas também a virada de página vivenciada pelo estado, reforçada pela aprovação de 70% da população na mais recente pesquisa pós-Expofeira.
Organizado pela iniciativa privada, em parceria com o Governo do Estado e com apoio institucional, o Réveillon 2026 busca ampliar ainda mais a projeção nacional e internacional, transformando o Amapá em uma vitrine cultural e turística no período de fim de ano.
Além de beneficiar lojistas, o aquecimento do comércio impacta positivamente ambulantes, trabalhadores informais e prestadores de serviços, criando um ciclo econômico que fortalece a cidade como um todo. A expectativa é que o movimento se intensifique nos dias que antecedem a virada do ano.
Com a chegada do Réveillon, o centro da cidade se consolida como um dos principais polos de compras e celebração, reafirmando a importância do comércio local e o papel do Governo do Amapá no estímulo à economia e no fortalecimento das tradições que marcam o fim de ano na capital.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!