Governo do Amapá realiza ação humanitária no Distrito do Bailique para atender moradores afetados pela estiagem e pelo fenômeno das terras caídas
A ação humanitária realizada pelos governos federal e estadual contou com representantes dos poderes e secretarias para a entrega de kit`s de alimentos em apoio emergencial às comunidades do arquipélago.
O Governo do Estado, em ação conjunta, entregou no domingo, 21, cerca de 2.250 kit`s de alimentos nas comunidades Macedônia e Vila Progresso, no Distrito do Bailique, em Macapá. A iniciativa visa apoiar famílias afetadas pela severa estiagem e pelos impactos das terras caídas que têm atingido a região.
A força-tarefa, coordenada por representantes dos governos federal e estadual, mobilizou diversas secretarias para oferecer apoio emergencial às famílias ribeirinhas. Jorge Amanajás, diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que representou o governador Clécio Luís, ressaltou o compromisso do governo em buscar soluções para melhorar a vida da população local.
“Estamos aqui hoje, em nome do governador Clécio, para reafirmar nosso compromisso com o Bailique. Desde que o governador assumiu, essa região tem sido uma prioridade. Nossa luta não é contra as forças da natureza, mas pela melhoria das condições de vida das nossas comunidades”, afirmou Jorge Amanajás.
O ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também participou da entrega dos kit`s e expressou a gratidão pela confiança das comunidades ribeirinhas. Além disso, participou de uma reunião com pastores e lideranças comunitárias do arquipélago, que relataram as prioridades que precisam de atenção na região.
“Viemos aqui, às vésperas do Natal, garantir segurança alimentar para que as famílias possam celebrar a ceia natalina. Conhecemos os trabalhos que estão sendo realizados e agradecemos a confiança da comunidade em todos nós. Faremos o nosso melhor para atender às demandas levantadas e desejo boas festas a todos neste final de ano”, afirmou Waldez.
A logística da operação envolveu a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá e a Secretaria de Assistência Social, garantindo organização e segurança em cada etapa da entrega. As equipes estão na região há 10 dias, trabalhando para que a ajuda chegue a todas as famílias.
De acordo com o coronel Frederico Medeiros, da Defesa Civil, a ação chega em um momento crítico para as comunidades costeiras do estado. Ele destacou a importância do trabalho conjunto.
“Estamos na Vila Macedônia e na Vila Progresso com o Comitê de Respostas Rápidas, contando com a presença do ministro Waldez Góes, distribuindo 2.250 kit´s de alimentos e água potável em todas as comunidades costeiras do Bailique em resposta ao fenômeno da estiagem. É o Governo do Estado do Amapá atendendo as famílias onde elas estão e onde mais precisam”, afirmou o coronel.
O Governo do Amapá segue acompanhando a situação no Distrito do Bailique e reafirma a determinação em articular respostas efetivas para minimizar os impactos da estiagem, garantindo assistência contínua às comunidades.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!