‘Estou muito feliz, esse momento passa o filme de muitas lutas’, diz professor nomeado no concurso da educação do Governo do Amapá
Arleson Noite, de 35 anos, integra a 4ª turma do concurso público da educação de 2022 e destaca a persistência como caminho para a conquista na tão sonhada vaga.
A nomeação de mais 398 novos servidores da educação pelo Governo do Amapá, realizada nesta quinta-feira, 18, em Macapá, foi marcada por histórias de superação, esperança e perseverança. Entre os nomeados está o professor de Geografia Arleson Noite, de 35 anos, que celebra a realização de um sonho construído ao longo de anos de dedicação aos estudos, mesmo diante de uma rotina intensa de trabalho e responsabilidades familiares.
“Foi uma luta, um período de muita esperança e também de angústia, mas deu tudo certo. Estou muito feliz nesse momento. É algo simbólico, que passa o filme de muitas lutas”, afirmou o novo servidor, emocionado ao relembrar o caminho percorrido até a nomeação.
Arleson já trabalhou como professor no Sesi, como professor substituto na Universidade Federal do Amapá (Unifap), no campus Binacional, em Oiapoque e na Escola Estadual Josefa Jucileide. Filho de trabalhadores, ele destaca que a preparação para o concurso exigiu esforço redobrado, especialmente por conta das dificuldades materiais e da conciliação entre trabalho, estudos e a vida familiar.
“A gente que é filho de trabalhadores enfrenta muitas dificuldades. É uma luta interna e externa para vencer. Trabalhar, estudar e ainda cuidar dos filhos não foi fácil, mas deu certo”, relatou o educador.
Com a maior parte do dia dedicada ao trabalho, Arleson diz que a madrugada foi o único momento possível para estudar. Segundo ele, a disciplina e o foco foram fundamentais para alcançar o objetivo.
“Só dava para estudar pela madrugada, que era o momento em que eu conseguia me concentrar. Durante o dia estava no trabalho e o pouco tempo livre ainda era dedicado à família”, contou.
Na preparação, o professor priorizou conteúdos estratégicos, focados principalmente em legislação e língua portuguesa. Para ele, foram as disciplinas que receberam mais atenção.
Agora, nomeado como professor da rede estadual, Arleson projeta uma atuação comprometida com a transformação social por meio da educação. Ele destaca que sua expectativa é contribuir diretamente para a formação de estudantes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, realidade que ele próprio já vivenciou.
“Minha expectativa é a melhor possível. A educação transforma, e muitos estudantes são pessoas carentes, que já estiveram no lugar em que eu estive. Vai ser uma jornada de transformação de pessoas”, ressaltou.
Em sala de aula, o professor pretende adotar uma metodologia construtivista, valorizando o protagonismo dos estudantes e seus conhecimentos prévios.
“Penso no estudante como protagonista e no professor como mediador entre o conhecimento que ele já tem e o conhecimento científico”, pontuou.
Arleson integra a 4ª turma do concurso público da educação de 2022, que totaliza mais de 2,3 mil convocados e 1.930 empossados, consolidando a maior convocação da área no Amapá em mais de 10 anos. Os novos servidores atuarão em escolas urbanas e rurais de oito municípios do estado, fortalecendo a rede estadual de ensino e reafirmando o compromisso do Governo do Amapá com a valorização da educação pública.
O concurso
O concurso da educação aconteceu em 2022, e contou com vagas para professores da educação básica e profissional, pedagogos, cuidadores e intérpretes de Libras. O resultado final do concurso foi homologado em 14 de julho de 2023.
A primeira turma de servidores foi nomeada no dia 12 de janeiro de 2024, com 545 profissionais. No dia 23 de abril do mesmo ano, outros 523 servidores integraram o quadro de funcionários efetivos.
A terceira chamada aconteceu no dia 29 de maio, com mais 541 convocados. Destes, 482 foram aprovados no exame médico e seguem para a nomeação. Juntando as três chamadas, já foram convocados mais de 1,7 mil profissionais. A última vez que mil profissionais da educação foram nomeados pelo Governo do Amapá foi em 2012. Ou seja, esta convocação é a maior em mais de 10 anos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!