Escola Estadual Castro Alves, de Macapá, celebra formatura do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental com cerimônias emocionantes
A escola tradicional do Bairro Laguinho formou 46 estudantes nesta semana.
Com cerimônias marcadas pela emoção e pelo sentimento de dever cumprido, a Escola Estadual Castro Alves celebrou, na terça e quarta-feira, 16 e 17, as formaturas dos estudantes do 9º e do 5º ano do Ensino Fundamental, respectivamente. As solenidades aconteceram em um espaço para eventos em Macapá, reunindo um total de 46 formandos.
A Escola Estadual Castro Alves é tradicional no bairro Laguinho e conta com mais de 297 alunos do Ensino Fundamental. Segundo a diretora da instituição, Nilza Oliveira, de 46 anos, o momento representa a celebração de um ano de conquistas para a escola.
“O ano de 2025 foi maravilhoso. Foi um ano de Saeb, e todos os nossos planos e estratégias deram certo, o que nos permitiu alcançar 100% de participação na prova. Agora, no final do ano, já realizamos uma reunião para planejar o próximo, e pretendemos continuar com os simulados, já em preparação para o Saeb 2027”, explicou a gestora.
Ao todo, foram formados 29 alunos do 9º ano e 17 do 5º ano. As cerimônias contaram com os momentos tradicionais de diplomação dos alunos, juramento dos formandos, discurso do orador e jantar para os convidados. A estudante Jhenyfer Pena, de 10 anos, foi uma das formandas do 5º ano e contou que o momento foi muito especial.
“É muita emoção e muita diversão também. A gente se empenhou muito para estar aqui hoje, se formando. Eu amei estudar na Castro Alves; todo mundo foi sempre simpático comigo, cada um ajudava o outro. No próximo ano, vou continuar na escola e espero seguir com os meus colegas”, comentou Jhenyfer.
Cleyciani Rodrigues, de 35 anos, foi uma das professoras do 5º ano e se emocionou durante a formatura ao relembrar os momentos vividos. Este foi o primeiro ano da profissional na instituição, que comemorou os avanços conquistados.
“É muita emoção. Vamos relembrando tudo o que passamos durante o ano letivo, todas as lutas e conquistas, mas, com o apoio da escola e do Governo, deu tudo certo. Fica essa sensação de saudade e de dever cumprido”, celebrou a professora.
Matrícula 2026
Enquanto as escolas estaduais celebram o encerramento do ano letivo, o Governo do Amapá reforça que o período de matrícula para o ano de 2026 já está aberto. Atualmente, está disponível a matrícula para as escolas de tempo integral de Macapá e Santana, no site escolapublica.ap.gov.br.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!