Governo do Amapá orienta gestores sobre fluxo escolar no final do ano letivo
Iniciativa é voltada para escolas da área urbana de Macapá e Santana, visando melhor rendimento para o Ideb 2026.
O Governo do Amapá está orientando cerca de 110 gestores escolares da área urbana de Macapá e Santana, com o objetivo de alinhar e orientar sobre o fluxo escolar, ou seja, índice de aprovação dos estudantes. Os atendimentos iniciaram presencialmente nesta quarta-feira, 17, na Secretaria de Estado da Educação (Seed), no Centro da capital, e segue até a sexta-feira, 19.
Segundo o gerente do Núcleo de Ensino Médio, Diego Bentes, a iniciativa se faz necessária porque o fluxo escolar é um dos pontos considerados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. Com a orientação, a expectativa é de que o Amapá alcance o melhor resultado possível.
“Estamos fazendo esses atendimentos com as escolas de ensino fundamental e médio nesse período de fim do quarto bimestre e fim do ano letivo, porque identificamos, através do nosso sistema, que as escolas estão com baixo rendimento para a aprovação, ou seja, fluxo escolar. Então, percebemos essa necessidade de trazer os gestores aqui para verificarmos como está cada escola, tirando dúvidas e orientando”, explica o gerente.
Uma das participantes foi a diretora da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, de Macapá, Francy Cavalcante. Para ela, esse acolhimento faz toda a diferença para o melhor desempenho das escolas estaduais.
“É muito bom esse alinhamento e esse apoio que a Seed está dando para as escolas públicas, porque a gente precisa desse acompanhamento. Temos uma missão muito árdua nas escolas e precisamos desse apoio, de estar de mãos dadas para que as coisas aconteçam e sigam o máximo até o sucesso”, afirma Francy.
Além do atendimento presencial, o Governo do Amapá também realiza esse trabalho virtualmente com as escolas dos demais municípios, alcançando mais de 200 unidades de ensino regular.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!