Mais que moradia: Governo do Amapá leva cidadania e serviços a 52 mil pessoas nos habitacionais de Macapá em 2025
Projetos garantem direitos e transformam a rotina de milhares de moradores da capital. Trabalho reforça o compromisso do Estado com a qualidade de vida e bem-estar da população.
Garantir cidadania para além da entrega das chaves da casa própria. Foi com esse objetivo que o Governo do Amapá transformou a rotina de mais de 52 mil pessoas em 2025, levando atendimentos de saúde, cultura e capacitação profissional para os oito habitacionais de Macapá e para o Parque Aeroportuário.
As ações, que vão desde o programa de saúde bucal 'Mais Sorriso' até a oferta de cursos técnicos, consolidam a política pública de assistência contínua às famílias em vulnerabilidade social.
Educação e Saúde
Ainda este ano, para ofertar a educação infantil e os três primeiros anos do ensino fundamental, o Governo do Estado inaugurou a Escola Estadual José Antônio da Silva, que atende cerca de 80 crianças de 4 a 9 anos, moradoras do habitacional Vila dos Oliveiras, na Zona Sul da capital.
Os moradores dos habitacionais também receberam ações gratuitas de saúde bucal do programa “Mais Sorriso”, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores. De acordo com a coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde, a maioria dos atendimentos resolveu 70% dos casos, e com a necessidade de algum tratamento especializado cerca de 30% foram encaminhados e acompanhados para o tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A comunidade também teve acesso a atendimentos com clínico geral, dermatológico, psicológico, assistência social, teste rápido, exames laboratoriais, massagem e entrega de medicamentos. Esses serviços têm um impacto significativo na vida de quem mora nos conjuntos, uma vez que muitos não têm condições de buscar tratamentos particulares. Em vista disso, essas práticas reforçam a atenção do poder público dada a esses moradores.
Cursos e capacitações
As comunidades também receberam diversos cursos de capacitação, como: Cuidadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), auxiliar administrativo, corte e costura, mecânica de automóvel, operador de empilhadeira, pintor, confecção de artesanatos, estética e beleza. Além disso, também houve diversas aulas de gastronomia e coquetelaria em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Todos os cursos tiveram a participação ativa dos moradores, que buscam oportunidades no empreendedorismo, incentivos e qualificação profissional para adentrar no mercado de trabalho.
Projetos Sociais
Como um símbolo de oportunidade e transformação social, o Governo do Amapá também garantiu alguns projetos sociais nos principais residenciais da capital, onde crianças realizam aulas de balé, boxe, judô, futebol e capoeira. As atividades contribuem com a educação, desenvolvimento físico, disciplina, respeito e perseverança. Ademais, os idosos não ficam de fora, isso porque existe no conjunto Macapaba o projeto “Bem-Viver”, que valoriza a terceira idade com a promoção de passeios ao ar livre, momentos de interação e aulas de dança.
Acesso à cultura
As comemorações das datas festivas nos habitacionais de Macapá viraram uma tradição todo ano, isso porque há celebração com programações especiais como o mês do carnaval, “Páscoa Encantada”, “Arraiá dos Residenciá” e o famoso “Natal Luz”, que iniciou neste mês de dezembro. Além disso, os dias nacionais e internacionais de campanhas entram todo ano no calendário de programação dos habitacionais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Outubro Rosa, Dia das Crianças e, em especial, os festejos dos aniversários dos conjuntos.
Todas as atividades executadas dentro das unidades são coordenadas e administradas pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), que exerce um papel fundamental na vida dos moradores, com uma equipe profissional que se compromete com a escuta ativa e o atendimento humanizado a todas as faixas etárias.
Plantão Social
Além disso, para dar assistência contínua aos beneficiados nos habitacionais entregues, o Governo do Amapá instalou unidades de Plantão Social, com uma equipe multiprofissional permanente da Sehab, composta por técnicos administrativos, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, que oferecem aos moradores um canal de diálogo mais próximo e menos burocrático, para tratar de assuntos relacionados a benefícios sociais, moradia, projetos, educação, saúde e segurança.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!