Disciplina, emoção e orgulho marcam formatura de 134 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Militar Antônio Messias, em Macapá
A solenidade foi realizada pelo Governo do Amapá, no Sambódromo de Macapá, com rito militar e presença de familiares, professores e autoridades.
Marcha sincronizada, disciplina rigorosa, organização e, acima de tudo, emoção. Foi nesse clima que 134 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Prof. Antônio Messias, de gestão compartilhada militar, celebraram a formatura promovida pelo Governo do Amapá, nesta sexta-feira, 12, no Sambódromo de Macapá, na Zona Sul de Macapá.
Familiares, professores, autoridades civis e militares, entre eles o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, acompanhavam a solenidade, que seguiu o ritual militar, símbolo da identidade da instituição. A gestão estadual mantém seis unidades nesse modelo de ensino, gerenciadas por agentes da PM e do Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
“Hoje eles concluíram o ensino médio, já fizeram o Enem e agora vão escolher seus cursos conforme suas notas. A Polícia Militar participa não só do ensino, mas da formação desses jovens, transmitindo valores como honra, honestidade e disciplina, que com certeza influenciam positivamente o rumo que eles vão tomar na vida”, descreveu o comandante.
A cerimônia teve início por volta das 18h30, quando os formandos entraram marchando pela Avenida Ivaldo Veras, atravessando o Sambódromo sob uma cortina de fumaça vermelha, em direção ao palanque de honra. Logo após, oficiais realizaram as homenagens iniciais e a banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional Brasileiro.
“Para a Polícia Militar é uma satisfação muito grande mantermos as escolas de gestão compartilhada. É importante entender que a gestão é militar, mas os professores são do sistema público de ensino do Estado”, concluiu o coronel Costa Júnior.
A turma formada, é nona, que entrega para a sociedade cidadãos que cumpriram uma parte do percurso, seguindo o lema “Educação com disciplina”, aplicado com cuidado e respeito à faixa etária dos estudantes. Uma estratégia bem sucedida do Governo do Amapá, que une educação e segurança pública.
“É sempre um momento de muita emoção. A maioria desses alunos está conosco desde o sexto ano. Eles criam apego pela escola, pelos professores, pelos militares. Eles saem realmente transformados. Trabalhamos hierarquia, disciplina e respeito à autoridade, mas sempre com sensibilidade, porque são crianças e adolescentes. O resultado está aqui, famílias presentes, alunos emocionados e saudosos de um projeto que deu certo”, observou o diretor da escola.
Destaques da 9ª formatura da Escola Militar Antônio Messias
A caminhada até a diplomação foi longa. Foram anos de estudo intenso, dedicação, pontualidade, cuidado com a apresentação pessoal e disciplina rigorosa. Na Escola Militar Antônio Messias, a meritocracia reconhece aqueles que se destacam pelo compromisso com as responsabilidades escolares. Três dentre os formandos, receberam o certificado de conclusão com Mérito, disciplina e excelência acadêmica:
- 01 - José Ângelo de Jesus Neto;
- 02 - Edinaldo Antônio Aguiar de Carvalho Júnior;
- 03 - Maria Clara Chagas Oliveira.
A entrega das honrarias foi realizada pelo comandante-geral da PM, pelo diretor da escola e por professores homenageados. O Sargento E. Ferreira, também foi condecorado, e três professores foram escolhidos pelos formandos. Foi um dos momentos mais aplaudidos.
Os professores homenageados foram: profª Sara Barbosa Queirós, da disciplina de Geografia, profº Nelson Santos da Silva, de Física, e profª Tatiane Prado, Português. Ambos receberam homenagens em nome de todos os mestres que acompanharam a trajetória dos alunos até à conclusão do ensino médio.
Orgulho que vem da família
O aluno José Ângelo, destaque geral da turma como “01”, emocionou familiares e público. A mãe, que acompanhou atenta toda a solenidade, a vida acadêmica dele, e familiar, Vera Borges, não conteve o orgulho.
“É um momento muito especial. Primeiramente gratidão a Deus. Estou muito feliz pelo empenho dele. É um filho exemplar, dedicado. Só orgulho”, disse.
“Antes, a família forma a sociedade. Hoje, muitas vezes, querem que a sociedade forme a família. Sempre estivemos presentes, acompanhando. O êxito está aí. É uma alegria imensa”, expressou o pai, de mesmo nome, José Ângelo Barreto.
O aluno 01, José Ângelo falou sobre o significado de ser o primeiro colocado da turma, agradecendo pela formação que conquistou.
“É uma honra muito grande, mas também um momento de gratidão. Reconheço todo o trabalho dos gestores, professores, colegas e da minha família. Sou profundamente grato à Escola Antônio Messias e à Polícia Militar”, declarou.
A aluna Maria Clara Chagas Oliveira, 18 anos, terceira colocada geral, também compartilhou como conseguiu se superar.
“Estou na escola desde 2019. Quando descobri que existia a seleção dos melhores da turma, tentei me destacar. Consegui esse mérito em vários anos e fico muito feliz de encerrar minha trajetória escolar assim”, contou.
O Governo do Amapá com políticas públicas educacionais que promovem qualidade de ensino, inclusão social e formação cidadã, reafirma o compromisso de preparar jovens para o ensino superior e para o exercício pleno da cidadania. Outros projetos são realizados pela PM/AP, como Peixinhos Voadores, Cidadão Mirim e Proerd, durante todo o ano.
Escolas Estaduais de Gestão Compartilhada no Amapá
Escolas Estaduais de Gestão Compartilhada no Amapá são unidades de ensino que adotam um modelo de administração integrada entre a Secretaria de Estado da Educação e as Forças de Segurança (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros). O objetivo é promover um ambiente escolar mais seguro, organizado e propício à aprendizagem, com foco em disciplina, ética, cidadania, ordem e respeito.
O modelo prevê a atuação dos militares na gestão e na disciplina, enquanto o ensino pedagógico permanece sob responsabilidade dos professores da rede estadual. As escolas contam com maior autonomia administrativa e pedagógica, além da participação ativa da comunidade escolar, contribuindo para a transformação de unidades localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social e para a melhoria do desempenho dos estudantes.
A pré-matrícula para seis escolas de gestão compartilhada, localizadas em Macapá e Santana, foi realizada no início do mês. Ao todo são 620 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental para 2026. A lista será divulgada no dia 15 e a entrega dos documentos requisitados acontece entre os dias 16 e 19, pelo site https://escolapublica.ap.gov.br.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!