Balanço 2025: Governo do Amapá fortalece políticas públicas, amplia infraestrutura e consolida nova fase de desenvolvimento esportivo no estado
A gestão estadual foi marcada por entregas históricas, modernização de espaços esportivos e fortalecimento das políticas públicas de esporte no Amapá
O ano de 2025 marcou uma virada histórica para o esporte amapaense. O Governo do Amapá avançou simultaneamente em três eixos estruturantes: infraestrutura esportiva, políticas públicas de formação e inclusão, e governança e profissionalização da gestão.
Esses avanços integram a construção do Sistema Estadual do Esporte, já formulado pela Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) e atualmente em análise técnica pela Secretaria da Casa Civil, um passo decisivo para alinhar o Amapá às diretrizes nacionais de modernização da política esportiva.
“O esporte voltou a ser tratado como política pública, não como evento. Estruturamos espaços, ampliamos acesso, qualificamos profissionais e fortalecemos a base esportiva. Esse é o maior movimento de reconstrução do esporte que o Amapá já viveu, e vamos continuar fazendo muito mais”, disse a secretária do Desporto e Lazer, Cibey Peixoto.
Infraestrutura esportiva: o maior pacote de obras
O Governo do Estado executou obras emblemáticas e recuperou equipamentos antes esquecidos. As entregas fazem parte da Política de Infraestrutura Esportiva, eixo fundamental do Sistema Estadual em construção. Os destaques foram:
- Revitalização completa do Estádio Zerão, preparando o espaço para sediar competições nacionais;
- 1ª etapa da reforma do Estádio Augusto Antunes, em Santana;
- Entrega do Estádio João Natividade, em Oiapoque;
- Investimento total de R$ 10 milhões com apoio do senador Randolfe Rodrigues.
- Reconstrução do Ginásio Paulo Conrado, que voltará a ser referência esportiva estadual a partir de 2026.
JEAs 2025: maior edição da história e conquistas nacionais
Os Jogos Escolares Amapaenses (JEAs) consolidaram-se como a maior competição esportiva do estado, com a participação direta de 11 mil alunos de 155 escolas do Amapá, em 2025. Os JEAs fazem parte da Política de Esporte Educacional, voltada ao desenvolvimento humano, escolar e de talentos.
Nos eventos nacionais, três foram os maiores destaques com 39 medalhas, sendo 7 ouros, 10 pratas e 22 bronzes:
O nome de maior destaque foi Pedro Brito, convocado para o Sul-Americano Escolar, onde brilhou com duas medalhas de ouro.
Maior banco de dados esportivos do Brasil
Em 2025, o Amapá passou a integrar a Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), plataforma nacional de diagnóstico esportivo utilizada por 22 estados e que já abrange 2.385 municípios, representando 42,82% das cidades brasileiras.
A entrada do Amapá na plataforma coloca o estado nos indicadores nacionais, oferece dados essenciais para planejamento e elaboração de políticas assertivas e reforça o eixo de Governança e Planejamento dentro do Sistema Estadual do Esporte.
Formação e capacitação
Além das obras estruturantes, 2025 foi um ano de forte investimento na formação técnica, algo inédito no estado. Um dos destaques foi o Fórum Estadual de Formação Esportiva, realizado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes. O evento trouxe ao Amapá debates sobre políticas de formação, gestão esportiva e fortalecimento institucional. O Fórum contou com presenças de grandes nomes do esporte brasileiro, como Lars Grael, André Heller e Magic Paula.
Além disso, no início do ano, aconteceu o Curso de Capacitação Esportiva, com o sensei Antônio Viana, voltado para projetos sociais, abordando temas como legalização, elaboração de projetos e captação de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Profissionais de todo o estado participaram da qualificação, fortalecendo suas competências para atuar com mais autonomia e segurança no novo ciclo esportivo.
Ainda esse ano, foram ofertadas formações contínuas por meio do CT Capacita & Transforma, realizada pelo Instituto Igapó, com conteúdo voltados para gestão esportiva, metodologia de treinamento, captação e prestação de contas, além do uso da Lei de Incentivo ao Esporte. As capacitações fazem parte da Política de Formação Esportiva e Qualificação da Gestão, fortalecendo a atuação de profissionais e projetos em todo o estado.
1ª Corrida do Servidor 2025
Como forma de valorizar, promover lazer e saúde, foi realizada a 1ª edição da Corrida do Servidor 2025, que contou com um recorde de participação: 10 mil pessoas. A competição contou com percursos de 3 km, 5 km e 7 km ao longo da Rodovia do Centenário, reunindo desde profissionais até corredores amadores em um trajeto inclusivo, seguro e adaptado. A partir de 2026, a iniciativa passa a fazer parte do calendário estadual de ações. A ação pertence à Política de Esporte de Participação e Lazer.
Interiorização: Estado chega a comunidades antes invisíveis
No interior do estado, a Sedel avançou para regiões historicamente invisibilizadas, como Jarilândia e Alto do Pirativa, ampliando o alcance da Política de Interiorização do Esporte e garantindo que o Estado voltasse a ser presença ativa em territórios antes esquecidos pelo poder público.
Sistema Estadual do Esporte
Outro destaque de 2025 foi a conclusão da minuta que estrutura o Sistema Estadual do Esporte, incluindo a criação do Conselho Estadual do Esporte, do Fundo Estadual do Esporte e da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O documento segue em tramitação técnica na Casa Civil antes de ser encaminhado para apreciação legislativa.
“Sem estruturação legal não existe política pública duradoura. O Sistema é a chave para captar recursos, distribuir de forma justa e fazer o esporte crescer de verdade no Amapá”, destacou a secretária.
Desenvolvimento da base e formação de talentos: Programa Revelar Talentos
Na formação de base e revelação de talentos, o Amapá terá, em parceria com o Ministério do Esporte, o Núcleo Revelar Talentos, voltado para desenvolvimento especializado em Wrestling e Judô. Com investimento de R$ 600 mil e vigência de 15 meses, o projeto funcionará em dois núcleos esportivos na capital, sob gestão da Sedel, integrando a Política de Formação Esportiva e Desenvolvimento de Talentos e fortalecendo a conexão entre esporte educacional e rendimento.
Governança e reorganização interna
Outro avanço, foi a regularização de pendências antigas, reorganização de competências internas, revisão dos critérios de apoio com passagens aéreas, fortalecimento das relações com federações e implantação de novos parâmetros de monitoramento e prestação de contas, tornando a gestão mais técnica, transparente e previsível.
O conjunto dessas ações consolidou 2025 como um ano de virada estrutural. Elas integram políticas permanentes que reorganizam todo o setor esportivo: Infraestrutura Esportiva; Esporte Educacional; Esporte de Participação e Lazer; Alto Rendimento e Desenvolvimento de Talentos; Governança, Diagnóstico e Gestão; Formação e Qualificação Esportiva; e Interiorização do Esporte. Com essa base sólida, o Amapá se prepara para o maior salto de desenvolvimento esportivo de sua história.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!