Escola de tempo integral do Amapá apresenta à população projetos desenvolvidos em disciplinas eletivas, em Porto Grande
Ao longo do semestre, estudantes aprenderam e desenvolveram iniciativas e projetos em diversas áreas.
A Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, que oferta o ensino em tempo integral no município de Porto Grande, realizou a socialização das disciplinas eletivas, nesta quinta-feira, 11. Estudantes e professores apresentaram à população trabalhos e projetos desenvolvidos no segundo semestre de 2025, visando dar visibilidade ao conhecimento adquirido.
Os projetos apresentados refletem o aprendizado dos alunos em matemática aplicada, literatura, música, agricultura, ciências, reaproveitamento de materiais, entre outras iniciativas que modernizam o processo de ensino-aprendizagem e estimulam o protagonismo estudantil.
Entre os projetos apresentados está o “Musicalizando Elias”, que promove o ensino pedagógico por meio da música, além de iniciar os estudantes na prática de instrumentos. Desde sua criação, em 2019, a iniciativa já alcançou cerca de 200 alunos do município.
“Eu já aprendi bastante e perdi o medo de cantar, consegui vencer esse medo pra toda a vida. Aprendi a tocar flauta. E, durante as aulas, o professor coloca umas músicas com críticas sociais para a gente entender mais sobre alguns temas e também pensar através delas”, conta o estudante Pablo Cleo, de 17 anos.
Durante a socialização, o projeto de música recebeu novos instrumentos adquiridos através de um edital da Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Amapá com recursos do Governo Federal. Foram comprados bateria, caixas de marabaixo, contrabaixo, guitarras, violões, gaita, mesa de som, microfone, entre outros equipamentos.
“Há anos a gente vem desenvolvendo esse projeto porque, quando se traz o elemento musical, facilita ainda mais os alunos a terem acesso a questões importantes que a sociologia trabalha, como violência, sociedade social, juventude, tecnologia, e a música tem auxiliado nesse processo de ensino aqui na escola. Com essa entrega e esses instrumentos ficando, definitivamente, na escola, todos os alunos terão acesso à participação de uma forma mais aprofundada com a música, a partir da prática desses instrumentos musicais”, explica o professor de sociologia e coordenador do “Musicalizando Elias”, Ronilson Mendes.
Outra iniciativa que tem se destacado na Escola Elias Trajano é o projeto “Quem planta, colhe”, que atua com o cultivo de alimentos na horta escolar. Segundo a professora coordenadora, Andréa Monteiro, os estudantes aprendem desde a elaboração de substratos para adubos até técnicas agrícolas e o tempo certo de colheita.
“Os alunos têm aulas teóricas e práticas. Todo o processo foi feito por eles, com apoio do Ifap [Instituto Federal do Amapá]. A importância dessa participação é a cooperação entre eles e a responsabilidade. Cada um recebe uma tarefa dentro da eletiva e aprende o manejo sustentável, de forma não agressiva ao meio ambiente. Então, hoje, eles já sabem fazer o cultivo para consumo próprio”, explica a professora.
A socialização de eletivas também expôs iniciativas como a confecção de sabão e sabonetes, brinquedos educativos, peças artísticas e pedagógicas. Além disso, contou com oficinas, apresentação da Banda Marcial Adão Ferreira e de artistas locais.
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