'Manhã de Piano' marca encerramento de semestre para alunos do Centro de Música Walkíria Lima, em Macapá
Alunos de instituição do Governo do Amapá se apresentaram nesta quarta-feira, 10.
A melodia tomou conta do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima nesta quarta-feira, 10, com a realização de apresentações na "Manhã de Piano", que marcou o encerramento das atividades do curso neste semestre. O evento celebrou o progresso e o talento dos jovens pianistas de Macapá, reunindo colegas, professores e sociedade em geral.
A "Manhã de Piano" contou com um repertório diversificado, demonstrando a evolução técnica e a sensibilidade musical dos estudantes de diferentes níveis, desde iniciantes a avançados. Segundo um dos organizadores do evento, o professor Manoel Sebastião Filho, os alunos escolheram as peças musicais de suas apresentações, indo desde composições clássicas a arranjos de músicas populares.
“Em todo encerramento de semestre, os alunos apresentam algumas peças que eles estudaram. Um dos objetivos maiores é despertar no aluno esse gosto pela música em geral, tanto erudito quanto popular, e eles apresentarem isso no piano, como eles estudaram. Os alunos gostam muito desses momentos de tocar. Eles se esforçam. Às vezes, a peça é do nível mais alto, mas eles estudam para conseguir, e gostam muito de mostrar essa performance. Isso é muito gratificante, principalmente por poder socializar isso com a comunidade”, afirma Manoel Filho.
Ainda segundo a organização, a performance serve para a autoavaliação dos estudantes, sendo um forte incentivo para a continuidade dos estudos. É o que também afirma a aluna Raquel Tito, de 14 anos. Apesar de ter começado no Centro Walkíria Lima na turma de violão, ela se encantou pelo piano, instrumento que estuda há dois anos.
“A minha evolução no piano é dia após dia. A gente vai estudando, vai treinando, todos os dias. E fazer as apresentações é uma experiência muito boa. Eu sinto um pouco de nervosismo, mas consigo superar. E, quando se está no palco, a gente se sente privilegiado de estudar na Escola Walkíria Lima, de ter o privilégio de estar aqui dentro e de poder tocar e mostrar para os nossos colegas e as demais pessoas tudo que aprendemos”, conta Raquel.
Quem também se apresentou foi o estudante Adriel Nery, de 25 anos, que estuda na instituição há três anos. Para ele, é importante estar evoluindo no instrumento a cada ano que passa.
“Tem sido muito importante esses anos estudando e aprendendo bastante com várias pessoas. Na faculdade, a gente tinha umas aulas de teoria musical, mas nunca de instrumento. Então, aqui foi onde eu cresci mais como pianista. A música erudita é um ponto que eu gosto muito da minha vida e me introduziu em muita coisa também, conheci muitos professores, alunos, e ainda fiz muitos amigos também. Encerrar esse ciclo todo semestre é muito bacana, poder tocar para outras pessoas também, e a gente tem essa experiência de dividir o palco, que é muito importante”, explica Adriel.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!