Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODA AFRO-PERIFÉRICA

Com apoio do Governo do Amapá, desfile na Escola Mário Quirino abre a 'Zwanga Fashion Week' com foco em educação e identidade negra

Promovida em parceria com a marca Zwanga, a programação inclui desfiles, palestras e rodas de conversa em diferentes territórios do estado.

Por Marcio Bezerra
03/12/2025 17h15
Zuanga Fashion Week começa na Escola Mário Quirino com desfile de moda afro-periférica

A moda afro-periférica brasileira, com turbantes, cores, estampas e ancestralidade, foi celebrada no desfile de abertura da Semana Zuanga Fashion Week 2025, realizado na Escola Estadual Mário Quirino, em Macapá. Com apoio do Governo do Amapá, a iniciativa destaca a beleza e o protagonismo de mulheres negras e periféricas do estado.

Reconhecida nacionalmente, a Zwanga é uma marca amapaense que atua há mais de 12 anos com moda afro-brasileira e formação de mulheres em situação de vulnerabilidade. O trabalho abrange o empreendedorismo criativo, com oficinas de moda, acessórios, ateliês e capacitação profissional voltada a mulheres negras, quilombolas e periféricas.

“É uma noite especial na Escola Mário Quirino. A Seed abraçou esse grande projeto da Zwanga, voltado para a moda afro-periférica. A escola tem uma produção criativa muito forte, com a participação de alunos, professores e oficineiras. O desfile reúne estudantes, mulheres da comunidade e artesãs que produzem moda no Congós. É uma ação que fortalece a relação entre educação, cultura e território. O secretário Paulo Lemos tem apoiado amplamente essa iniciativa”, destacou Sandra Casimiro, secretária adjunta de Educação do Amapá.

A diretora da Escola Mário Quirino, Giza Braz, e a secretária adjunta de Educação do Amapá, Sandra Casimiro

Na abertura do evento, foram apresentadas duas coleções, uma desenvolvida por uma professora da escola e outra pelas alunas do Projeto Marias. As peças, com estampas vibrantes, turbantes e modelos reais de diferentes corpos e histórias, encerraram um ciclo de formação que beneficiou mais de 150 mulheres no projeto “Elas Costurando Vida, Sonhos e Esperança”.

“Estamos apresentando o que construímos ao longo do ano dentro da escola pública, com parcerias que fazem a diferença. A Zwanga qualificou mulheres, gerando autonomia e autoestima. Encerramos esse ciclo com a abertura da Fashion Week 2025. Trabalhar a afrodescendência, na prática, é fundamental, especialmente em uma escola da periferia, onde essa identidade é muito presente”, frisou a diretora da escola, Giza Braz.

Giza Braz, diretora da Escola Estadual Mario Quirino

Para a coordenadora da Semana de Moda, Rejane Soares, a Zwanga Fashion Week marca a ampliação de um trabalho contínuo que a marca desenvolve há mais de 12 anos no Amapá. Agora, é uma semana de apresentação da cultura, talento e beleza da mulher negra.

“A Zwanga sempre trabalhou com formação, autoestima e empreendedorismo de mulheres negras da periferia. Este ano ampliamos nossa atuação, saindo do formato de um único Fashion Day para promover a primeira Fashion Week, com desfiles em vários territórios periféricos. Abrimos na Mário Quirino e seguimos para quilombos, comunidades ribeirinhas, conjuntos habitacionais e encerramos no Centro de Cultura Negra”, disse a coordenadora.

Rejane Soares, coordenadora da semana ’Zwanga Fashion Week’

Programação – Zuanga Fashion Week 2025

Dia 03/12/2025 (terça-feira)
Horário: 15h às 20h
Local: Escola Quilombola do Torrão do Matapi – Quilombo do Torrão do Matapi

  • Moda na Escola Quilombola;
  • Apresentações de moda, arte e saberes do quilombo;
  • Diálogo com mulheres da comunidade sobre como a moda pode transformar vidas, fortalecer a identidade local e gerar oportunidades;
  • Participação da marca Zwanga.

Dia 04/12/2025 (quarta-feira)
Horário: 15h às 20h
Local: Foz do Mazagão

  • Abertura oficial da I Semana de Moda Afro-Periférica Brasileira;
  • Encontro “Saberes e Resistências da Moda Afroamazônida Periférica”.

Participações:
Programa de Moda Justa e Sustentável – Aliança Empreendedora (SP)
Projeto Afro Fashion 2025 (RJ)
Criadores de moda da periferia amapaense
Cooperativa de Moda e Artesanato – AMAZART (AP)

Dia 05/12/2025 (quinta-feira)
Horário: 15h às 20h
Local: Conjunto Miracema – Macapá

Palestra de Abertura
Cynthia Mariah (RJ) – Estilista, pesquisadora e fundadora do Santa Isabel Rosa Fashion

Painel 1: “Descolonizar a Moda e Agradecer a Ancestralidade”
Discussão sobre como recontar a história da moda a partir das avós, dos terreiros, das ruas e das periferias

Participantes:
Rejane Soares (AP) – Fundadora da Zwanga
King Levi (Moçambique) – Estilista, fundador da Fancy Africa
Eliana Custódio (RJ) – Fundadora do Instituto Omolará
Moderação: PretaCléia (AP) – Criadora do Ateliê Pretitude

Painel 2: “Moda com Lupa Preta: Ativismo e Ações de Visibilidade”
Debate sobre moda como ferramenta de denúncia, cura e revolução social

Participantes:
Daise Rosa (RJ) – Pesquisadora em moda sustentável e regenerativa
Raíssa Martins – Instituto Lojas Renner
Maíra Rodrigues (DF) – APEX Brasil – Internacionalização da moda
Isadora Bispo – Diretora do Ministério da Igualdade Racial
Moderação: Fanie Caiana – Criadora da Maionese Capilar Adenike e modelo da Zwanga

A realização da Semana de Moda Afro-periférica está alinhada às políticas de diversidade e justiça social do Governo do Estado, que visam ampliar oportunidades e reconhecer saberes tradicionais.

Sobre a Zwanga
A Zwanga é um movimento de transformação social por meio da moda afro-amazônida. Desde 2013, atua no Amapá promovendo a valorização da identidade negra e a autonomia econômica de mulheres negras periféricas.

A instituição promove formações, projetos sociais, oficinas e eventos com foco na qualificação e empreendedorismo. O trabalho já tem reconhecimento nacional e internacional. 

Com raízes nas periferias de Macapá e presença em 16 municípios, a Zwanga é a primeira marca de moda afro do Estado e um dos principais polos de afro-empreendedorismo da Amazônia. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação