Governo do Amapá avança na construção do novo Hospital de Santana e amplia expectativa da população por atendimento moderno e humanizado
Nova etapa reforça evolução da obra, com foco em sistemas técnicos e na organização dos ambientes.
A obra do novo bloco do Hospital de Santana segue em ritmo intenso e já mostra mudanças significativas no paisagismo urbano da região central do município. Com a fase de fundações concluída e a estrutura já elevada, o canteiro de obras entrou em uma etapa decisiva: instalação de embutidos, redes de água fria, esgoto, gases medicinais, sonorização e demais sistemas internos que compõem a infraestrutura técnica do futuro hospital.
As paredes externas e os painéis estruturais já estão instalados, assim como a cobertura metálica do prédio. A primeira face das paredes internas, responsável pela divisão dos ambientes, também está finalizada, permitindo que os setores clínicos, cirúrgicos e administrativos comecem a ganhar forma.
O novo bloco ampliará a capacidade operacional do Hospital de Santana, com salas cirúrgicas equipadas para procedimentos gerais, eletivos e emergenciais; um centro obstétrico completo, integrado ao banco de leite humano; área de ambulatório para consultas especializadas; e central de esterilização com tecnologia adequada para o fluxo de cirurgias.
A servidora pública Maria de Nazaré do Nascimento acompanha diariamente o andamento da obra, que fica no trajeto para o trabalho.
“Tenho acompanhado essa obra desde o início, quando derrubaram a tenda. É um sonho ver o hospital ficando pronto para atender a população de Santana; a gente se sente mais segura e confiante”, relata.
Além disso, o hospital contará com novos setores de apoio: farmácia, laboratório, salas administrativas, áreas técnicas e espaços de acolhimento ao usuário. Toda a estrutura foi planejada para garantir acessibilidade, fluxo organizado de pacientes e eficiência no atendimento.
Na área externa, o projeto prevê urbanização com paisagismo, estacionamento, acessos independentes para ambulâncias e servidores, e rotas seguras para pacientes e acompanhantes. A organização do fluxo deve reduzir o tempo de espera e facilitar o atendimento em situações de urgência.
O secretário de estado da Infraestrutura, David Covre, reforça que a construção representa mais do que uma obra física, é uma mudança estrutural no atendimento à população.
“O Governo do Estado está construindo um espaço moderno, seguro e pensado para atender às necessidades reais da comunidade. O novo Hospital de Santana vai elevar o padrão de assistência em saúde e garantir ambientes adequados, funcionais e humanizados. É um compromisso com a vida das pessoas", declarou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!