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Governo do Amapá realiza a avaliação do Censo Escolar 2025 

Evento reuniu coordenadores dos 16 municípios para fortalecer o alinhamento técnico e aprimorar a gestão dos dados educacionais

Por Sharlot Sandim
03/12/2025 12h01
Encontro avaliou o trabalho desenvolvido ao longo do processo

O Governo do Amapá realizou durante os dias 2 e 3 de dezembro, o evento de avaliação do Censo Escolar 2025, etapa prevista no convênio firmado entre o Estado e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação, reuniu os coordenadores municipais dos 16 municípios amapaenses com o objetivo de analisar o andamento do Censo e avaliar o trabalho desenvolvido ao longo do processo.

Durante a programação, a equipe do Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) apresentou o planejamento executado, as ações em curso e as orientações técnicas repassadas pelo Inep, destacando também os principais desafios enfrentados. A partir desses dados, os coordenadores puderam realizar sua autoavaliação, observar avanços e identificar pontos que precisam de reforço dentro de cada realidade municipal.

O evento contou ainda com um momento de diálogo e troca de experiências, no qual os participantes compartilharam estratégias, dificuldades e boas práticas para garantir a alimentação correta e a qualidade das informações do Censo. Esse retorno contribui para o aprimoramento dos processos internos da Seed e fortalece o suporte oferecido aos municípios nas próximas etapas.

Lucas Trindade, coordenador do Centro de Políticas Educacionais

“O Censo Escolar é uma das principais ferramentas de planejamento da educação pública no país. Este encontro nos possibilita ajustar procedimentos, ouvir as demandas dos municípios e assegurar que todo o processo seja conduzido com responsabilidade, organização e precisão. Nosso objetivo é fortalecer a gestão dos dados educacionais e garantir que o Amapá avance com informações confiáveis para embasar as decisões do Governo do Estado”, explicou Lucas Trindade, coordenador do Centro de Pesquisas Educacionais.

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ÁREA: Educação