Governo do Amapá investe na educação e celebra conquista de medalhas na 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia
Alunos da Escola Estadual Militar Afonso Arinos conquistaram medalhas de bronze na etapa nacional e podem representar o Brasil na seletiva internacional, em Istambul, na Turquia.
Com apoio do Governo do Amapá, alunos da Escola Estadual Militar Professor Afonso Arinos de Melo Franco, em Santana, conquistaram medalhas de bronze na etapa nacional da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2025, realizada em Campinas (SP).
Os estudantes Vinícius de Castro e Pedro Victor foram representantes da rede pública estadual amapaense e obtiveram medalhas de bronze na competição individual. O Governo forneceu as passagens aéreas e apoio logístico para a participação da equipe na competição nacional.
O secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, recebeu, nesta segunda-feira, 1º, os medalhistas, a professora de Geografia Iranilce Rodrigues e o diretor da escola, major Leandro Cruz, na Seed, em Macapá.
“É um dia de muita alegria. Receber esses alunos medalhistas da 10ª Olimpíada Nacional de Geografia é uma honra para o Amapá e para a Escola Afonso Arinos. Parabenizo o major Leandro, a professora Iranilce e toda a equipe pelo trabalho. Pedro e Vinícius nos orgulham, e o Vinícius ainda pode chegar à etapa internacional. O Governo do Estado garantiu todo o apoio para que eles competissem em São Paulo, e hoje celebramos juntos essa conquista”, frisou o secretário.
A etapa nacional ocorreu de 25 a 28 de novembro, com a cerimônia de premiação encerrando o evento. Dos 10 alunos selecionados, 4 podem chegar a representar o Brasil na competição internacional, a International Geography Olympiad (iGeo), que será realizada em Istambul, na Turquia.
“Para uma primeira participação, tivemos um desempenho excelente. Agora, com essa experiência, vamos nos preparar ainda melhor para o próximo ano. E seguimos na torcida pelo Vinícius na seletiva internacional”, expressou a professora de Geografia, Iranilce Rodrigues.
O estudante Vinícius de Castro foi selecionado entre as dez melhores pontuações do país para disputar a seletiva internacional. Fluente em língua inglesa, conhecimento técnico, alguns dos critérios obrigatórios, ele é o único aluno da rede pública estadual apto ao processo.
“Representar o Amapá em uma Olimpíada nacional foi uma honra. Aprendemos muito, conhecemos a Unicamp, professores e pesquisadores. Ser medalhista foi ainda mais especial”, destacou o estudante.
Já Pedro Victor destacou o aprendizado, as oportunidades e a importância do apoio governamental.
“Agradeço ao Governo do Amapá e à Seed por incentivar os alunos que participam de Olimpíadas. Isso abre portas para oportunidades como esta. Agredeço aos meus professores e ao professor e governador Clécio Luís, que nos apoiou em tudo”, compartilhou.
A competição iniciou em agosto. Na primeira fase, várias equipes de outras Escolas Estaduais amapaenses participaram da seletiva estadual, das quais cinco da Escola Militar Afonso Arinos foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. No entanto, a equipe ARAGUARI alcançou a melhor nota entre todas as equipes das escolas estaduais e foi classificada para a fase presencial, e nesta fase ficaram com o bronze na competição individual. Agora é aguardar o resultado para a fase internacional.
Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)
A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), realizada desde 2015, reúne estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio em provas online e presenciais que valorizam temas como Geografia, Cartografia e Geotecnologias.
Os melhores alunos da etapa presencial podem concorrer à fase internacional e representar o Brasil na International Geography Olympiad (iGeo), mediante uma seleção que exige domínio técnico e proficiência em inglês. A OBG estimula análise crítica, integração entre geografia física e humana e a troca de boas práticas de ensino, fortalecendo a formação científica e cidadã dos estudantes.
Com esses resultados e participação crescente, o Governo do Amapá reafirma o compromisso com a educação científica e com a formação de jovens talentos que representam o Estado no Brasil e no mundo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!