Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HONRA AO MÉRITO

Governador Clécio Luís celebra promoção de 169 militares e reforça valorização no Corpo de Bombeiros do Amapá

Ascensão ainda inclui 43 homenageados, marcando um dos maiores ciclos de valorização e expansão do CBM-AP nos últimos anos.

Por Winicius Tavares
29/11/2025 09h45
Governador Clécio Luís durante cerimônia de promoção de 169 bombeiros

A ascensão de 169 militares do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP), realizada nesta sexta-feira, 28, valoriza profissionais que, segundo o governador Clécio Luís, são formados pela doutrina, pela hierarquia, pela disciplina e pela solidariedade, colocando a própria vida em risco para salvar outras vidas ou proteger o patrimônio de quem mais precisa.

Clécio Luís destaca reconhecimento aos bombeiros durante a cerimônia

"Para mim, é uma honra estar aqui em mais uma cerimônia de promoção. Uma oportunidade de conversar com vocês e também com os familiares, que hoje estão com um sorriso de orelha a orelha celebrando o reconhecimento do esforço de um filho, de uma filha, de um marido, de uma esposa, de um irmão ou de uma irmã. É um momento de orgulho para todos nós", destacou Clécio Luís.

São 158 praças e 11 oficiais que avançam na carreira, consolidando um dos momentos mais significativos para o desenvolvimento institucional e operacional da corporação. A solenidade também marcou condecoração de 43 medalhas, concedidas a militares e civis que se destacaram por sua atuação exemplar para o fortalecimento da segurança pública.

Promoções reconhecem anos de dedicação ao serviço público

A cerimônia contou com a troca de luvas, que simboliza a passagem para um novo posto; a entrega de espadas, que marca a investidura na autoridade de oficial; e o tradicional desfile militar, que exalta o espírito de corpo e a hierarquia, sendo encerrado com o “fora de forma”, momento em que a tropa é oficialmente dispensada da formação. A partir de agora, os profissionais passam a assumir novas funções, tanto no serviço operacional quanto no administrativo.

Comandante-geral Pelsondré Martins

“O sonho de chegar ao último posto, que é o de coronel, é algo que vamos construindo ao longo de toda a carreira. Para o praça, alcançar o oficialato também é uma luta, uma verdadeira batalha, muitas vezes fruto de uma vida inteira de dedicação ao serviço militar. E, neste mandato do governador Clécio, nós tivemos os maiores chamamentos e as maiores promoções”, destacou o comandante-geral do CBM-AP, Pelsondré Martins.

Cada promoção carrega anos de esforço, e a história de Verenna Araújo ajuda a ilustrar isso. Bombeira há 10 anos, ela foi promovida de cabo para sargento e atualmente atua no Centro de Comunicação do Corpo de Bombeiros, onde trabalha na linha de frente das informações que orientam as equipes nas ruas.

"Hoje eu estou com um sentimento de felicidade muito grande, principalmente por ter minha família aqui comigo e por fazer parte de uma instituição que reconhece seus militares. Acima de tudo, a gente preza pelo reconhecimento do nosso trabalho, do nosso esforço no dia a dia, salvando vidas", disse Verenna.

Sargento Verenna Araújo comemora promoção após 10 anos de serviço

Valorização

Nos últimos três anos, o CBM-AP registrou o maior reforço de efetivo da sua história, com os maiores chamamentos de concursados e a retomada do Curso de Formação de Oficiais (CFO) após 15 anos. A corporação também passou a contar com o novo prédio do Comando-Geral, equipado com academia e piscina, e a Academia Bombeiro Militar, localizada na Zona Norte de Macapá, voltada à formação técnica e física dos militares

Militares perfilados durante solenidade no Comando-Geral
Familiares acompanham emocionados a ascensão dos militares
Novos oficiais recebem a espada, símbolo de liderança e responsabilidade

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Bombeiros