Governo do Estado qualifica moradoras do Residencial Miracema para o mercado de trabalho
Ao todo, 80 mulheres foram capacidades no curso de pedicure e manicure, no período de 17 a 21 e 24 a 28 de novembro, em Macapá.
Dando continuidade as qualificações profissionais gratuitas ofertadas pelo Governo do Estado, aconteceu nesta sexta-feira, 28, o encerramento do curso básico de “Manicure e Pedicure” para as moradoras do Residencial Miracema, localizado na Rodovial Norte-Sul com acesso pela BR-210, na Zona Sul da cidade.
Ao todo, 80 mulheres participaram das qualificações que acontecem em duas fases, sendo a 1ª e 2ª no período de 17 a 21 de novembro, e a 3ª e 4ª fases, no período de 24 a 28 de novembro, nos centrinhos do residencial.
Sob a coordenação do Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), o objetivo das qualificações é incentiva as práticas empreendedoras, além de desenvolver autonomia financeira e empoderamento feminino. As qualificações integram o projeto técnico social do residencial, como destacou o coordenador do plantão do Residencial Miracema das fases e 2 e 3, Max Morais.
“Foram 4 turmas de 20 mulheres cada, na maioria moradoras daqui do residencial e algumas do entorno. A iniciativa do Governo do Estado é uma grande oportunidade, para que elas tenham uma renda própria ou ampliem essa renda em outras áreas, pois já ofertamos e estamos inovando com cursos também nas áreas de empilhadeira e barbeiro”, destacou o coordenador.
Uma das instrutoras foi a macapaense e profissional na área de beleza, Ana Cristina, de 36 anos. Para ela, o aperfeiçoamento, apesar de ser básico, ajuda para quem quer começar a empreender.
“Trabalhamos o início do curso, mas tratamos além da parte teórica, como o uso correto dos equipamentos de segurança para elas e para os clientes, além de técnicas de venda e marketing”, concluiu a profissional.
A participante moradora do residencial há 3 anos, Ruthi Alves Raulin, de 28 anos, atualmente desemprega, disse que a oportunidade vai ser muito importante para a mudança de vida.
“Estou desempregada, resolvi fazer esse curso para investir na minha vida, é um extra que vai me ajudar na crianção da minha filha, pois ela é minha prioridade. Achei essa iniciativa maravilhosa, aproveito para agradecer o Governo do Estado pela oportunidade e trazer esses cursos para todos nós”, disse Ruthi.
Outra participante foi a moradora, Ana Cristielem, de 31 anos, que já trabalha na área, porém ainda não tinha passado por nenhuma qualificação profissional.
“É a primeira vez que estou fazendo um curso, apesar de já está trabalhando na área. Aqui tivemos oportunidade de aprender muito, a professora Taty foi maravilhosa com a gente. Fiz alguns cursos aqui, como maquiagem, design de sobrancelhas, auxiliar administrativo e barbeiro tudo isso pensando no meu futuro”, disse Ana.
O coordenador do plantão social das fases 1 e 2 do Miracema, Rilson Torres, destacou que os cursos ajudam a mudar a vida dos moradores.
“É uma oportunidade ímpar para os moradores, e o Governo do Estado tem essa preocupação por meio da Secretaria da Habitação em fomentar o mercado do trabalho, esse é uma parte do ‘Projeto Conviver’ que muda muito a realidade dos moradores aqui do residencial”, destacou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!