Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCONTRO DOS TAMBORES

Primeiro casamento comunitário afro-religioso do Norte do Brasil celebra amor e ancestralidade no Encontro dos Tambores

Cerimônia marcou programação oficial do evento com apoio do Governo do Amapá

Por Lucas Mota
27/11/2025 12h30
Casais de diversas religiões afro participaram do casamento coletivo

O auditório do Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA), no bairro Laguinho, recebeu nesta quarta-feira, 26, o primeiro casamento comunitário afro-religioso do Amapá e de todo o Norte do Brasil, reunindo quinze casais, entre eles, dois casais homoafetivos, em uma celebração marcada por emoção, fé e ancestralidade. A atividade integrou a programação do 30º Encontro dos Tambores, que celebra o Mês da Consciência Negra e é realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA) com apoio do Governo do Estado.

Conduzida pelos sacerdotes Pai Joelson Alencar - Babá Odéojederam, e Pai Wagner Santos – Babá Danbussualê, a cerimônia reforçou o valor das tradições afro-religiosas e o protagonismo das comunidades de matriz africana na história e na cultura do estado. O momento foi considerado histórico por representar uma conquista simbólica e espiritual para os participantes e para o movimento negro amapaense.

Atividade integrou a programação do 30º Encontro dos Tambores, que celebra o Mês da Consciência Negra

Entre os casais celebrantes esteve Marcos Duarte, de 53 anos, que oficializou a união ao lado da esposa, Tatiana Barros, com quem compartilha 19 anos de relacionamento. Ele destacou que a cerimônia coincidiu com a data em que se conheceram e também com o aniversário de casamento, tornando o ritual ainda mais especial.

“É uma oportunidade única para reafirmar nosso compromisso. Participar de um evento pensado para fortalecer relacionamentos e dar visibilidade ao desejo de tantos casais de oficializar sua união é muito especial”, afirmou.

O casamento comunitário foi um dos momentos mais esperados da programação do Encontro dos Tambores, que segue até quinta-feira, 27, reunindo celebrações, apresentações culturais e práticas religiosas que reafirmam a identidade, a memória e a ancestralidade do povo negro amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!