Governo do Amapá apresenta resultados iniciais da recém-criada Secretaria de Direitos Humanos
Avaliação do semestre orienta os próximos passos para fortalecer a política de direitos humanos no Amapá.
Com ações voltadas à proteção das populações vulneráveis, o Governo do Estado divulgou os primeiros resultados da nova Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedih), que já registra avanços em áreas como atendimento social, inclusão e prevenção a violações.
O balanço das principais entregas e metas ocorreu na manhã da terça-feira, 25, na sede da Sedih, e contou com a participação dos quatro núcleos estratégicos que formam a estrutura central da secretaria.
O secretário da Sedih, Richard Madureira, prestou reconhecimento aos servidores, ressaltando o empenho de todos neste início de trabalho, o que resultou nas entregas apresentadas.
“A secretaria veio para cumprir um papel muito importante, primeiro de integrar as políticas que garantem os direitos humanos e fortalecê-las, além disso, criar um ambiente de enfrentamento cada vez maior às violações desses direitos nos dezesseis municípios do Estado”, pontuou o secretário.
A gestão reafirma o compromisso com a transversalidade das políticas de direitos humanos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A gerente do Núcleo da Pessoa Idosa, Josiane Vale, ressaltou a importância do núcleo nas políticas de atendimento e proteção, destacando o papel estratégico na promoção da dignidade e da inclusão.
“Nossa prioridade é dar continuidade às ações existentes e implementar o plano da secretaria para os próximos cinco anos, visando levar políticas para toda a sociedade, valorizando as pessoas idosas e combatendo o etarismo”, destacou.
Nos últimos sete meses (maio a novembro de 2025), a Sedih executou um cronograma robusto de atividades, com ações realizadas nos 16 municípios do Amapá, impactando diretamente 2 mil pessoas por meio da Caravana dos Direitos Humanos.
O gerente do Núcleo da Diversidade de Gênero, Bryan Marques, lembrou que foram seis meses de uma intensa agenda de trabalho, com apoio e articulação intersetorial voltada à promoção da cidadania LGBTQIA+.
“Foram seis meses de uma agenda muito intensa de trabalho, em conjunto com várias secretarias de Estado, em articulação com os municípios e com a sociedade civil, para que conseguíssemos aprofundar esse apoio e realizar inúmeras atividades, entregando serviços e diversos projetos à comunidade amapaense”, ressaltou Bryan.
Neste mês de novembro, a Sedih programa o lançamento do podcast Vozes dos Direitos Humanos. Já na primeira semana de dezembro, diversas ações de serviços serão realizadas, com atendimento multiprofissional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!