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Governo do Amapá fortalece planejamento formativo para 2026 com gestores estaduais

Encontro realizado pela Secretaria de Estado da Administração e a Escola de Saberes Públicos marca planejamento formativo e anuncia o Prêmio Servidor Inovador, que vai reconhecer iniciativas de destaque na gestão pública.

Por Márcia Fonseca
25/11/2025 08h43
Momento foi marcado por troca de experiências, planejamento conjunto e apresentação de resultados

Na manhã desta segunda-feira, 24, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Escola de Saberes Públicos (Esap) realizaram um encontro institucional com secretários e representantes de órgãos do Governo do Estado. O momento foi marcado por troca de experiências, planejamento conjunto e apresentação de resultados que orientam a política de desenvolvimento dos servidores.

A secretária de Administração, Cinthya Mendes, destacou que o alinhamento entre os gestores é essencial para a construção de um plano robusto de capacitações e formações. Segundo ela, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amapá com a valorização do servidor e com o aprimoramento da gestão pública.

Júlia Conde, presidente Esap, e Cinthya Mendes, secretária de Administração

“Reunir todos os gestores é de suma importância para definirmos prioridades e estruturarmos novas ações de qualificação. O programa Vitrine de Oportunidades Formativas nos permite identificar as necessidades de cada órgão e, a partir disso, planejar cursos que realmente impactem o trabalho diário. Nosso objetivo é capacitar mais servidores e fortalecer a gestão, como orienta o governador Clécio Luís. Para 2026, esperamos ampliar ainda mais as certificações e especializações ofertadas”, ressaltou Cinthya.

Durante o encontro, foram apresentados o Relatório de Formações 2023–2025, as prioridades formativas para 2026 e estratégias de alinhamento institucional para fortalecer a política de desenvolvimento dos agentes públicos. A presidente da Esap, Júlia Conde, enfatizou os avanços alcançados nos últimos anos.

“Apresentamos resultados concretos, tanto em economicidade quanto em ampliação das ações formativas. Conseguimos ofertar mais cursos, aumentar o número de facilitadores contratados e expandir o acesso à licença para pós-graduação, sem elevar de forma significativa os investimentos. Também ampliamos o quadro de estagiários, fortalecemos a instrutoria em planejamento estratégico e ofertamos formações gerenciais e de carreira. São conquistas que fortalecem o Estado e valorizam o servidor”, destacou Júlia.

Secretários e gestores representantes do estado

Prêmio Servidor Inovador

Durante o encontro, a Coordenação de Inovação e Aprendizagem anunciou o Prêmio Servidor Inovador 2026, que será formalizado por meio de portaria da Sead. A iniciativa busca reconhecer e incentivar práticas inovadoras desenvolvidas pelos servidores públicos.

O coordenador Elissandro Lopes explicou que o prêmio reforça o compromisso da gestão com a modernização do serviço público.

Elissandro Lopes, da coordenação de Inovação e Aprendizagem da Esap

“Estamos lançando uma portaria conjunta para instituir o Prêmio Servidor Inovador, que tem como objetivo reconhecer iniciativas que aprimoram processos, geram resultados e impactam positivamente a sociedade. É uma forma de valorizar o servidor que busca inovar e melhorar o desempenho do serviço público”, afirmou Elissandro.

Ao final do encontro, a Sead reforçou que todas as secretarias devem contribuir com o preenchimento do formulário da Vitrine de Oportunidades Formativas até o próximo dia 30 de novembro.

As informações enviadas por cada órgão serão fundamentais para definir as necessidades de capacitação e estruturar a oferta de cursos para 2026, garantindo que as formações atendam às demandas reais do serviço público e fortaleçam, de maneira contínua, o desenvolvimento dos servidores estaduais.

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