Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E EDUCAÇÃO

Governo do Amapá promove programação especial no Cine Territorial para celebra o Dia da Consciência Negra em Macapá

O evento reforça o compromisso do Estado com o reconhecimento e a valorização da cultura negra no Amapá.

Por Leidiane Lamarão
19/11/2025 10h50
Evento ocorreu no Cine Territorial

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente em 20 de novembro, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou, na terça-feira, 18, uma programação especial no Cine Territorial, destacando a força, a história e a riqueza cultural da Amazônia Negra. A data, que reverencia o líder quilombola Zumbi dos Palmares, simboliza a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.

A atividade celebrou a diversidade cultural do estado e contou com uma palestra sobre Igualdade Racial, uma oficina educativa envolvendo Arte e Culturas Negras e uma exposição de obras produzidas por alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes.

Os jovens participaram ativamente com perguntas aos palestrantes

As produções artísticas integram o projeto escolar “A cultura negra através do Ensino Especial: Quando conheço minha raiz, me fortaleço”, desenvolvido com o objetivo de valorizar a cultura negra no Amapá. A iniciativa abordou o legado cultural afro-brasileiro de forma inclusiva e adaptada, promovendo um ambiente educacional equitativo e fortalecendo a inclusão social por meio das atividades culturais.

As produções artísticas integram o projeto escolar “A cultura negra através do Ensino Especial

A programação foi promovida pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e realizada em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE-AP), o Museu da Imagem e do Som (MIS-AP) e a Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes.

O evento reforça o compromisso do Estado com o reconhecimento, a valorização e a difusão da cultura negra, elemento fundamental na formação social e identitária da Amazônia.

Lia Bassares, estudante do 9º ano da Escola Barão do Rio Branco

Lia Bassares, estudante do 9º ano da Escola Barão do Rio Branco, destacou a importância da iniciativa.

“Achei muito interessante, porque, como todos sabem, o racismo é algo que acontece frequentemente há muitos anos. Receber mais informações sobre o tema e conhecer as histórias das palestrantes nos ajuda a ficar mais atentos aos diferentes tipos de racismo e a saber combater esse mal”, declarou a aluna.

Gabriela Pontes, estudante da Escola Antônio Cordeiro Pontes

Gabriela Pontes, estudante da Escola Antônio Cordeiro Pontes, também avaliou positivamente a programação.

“Estamos às vésperas da data que celebra a Consciência Negra, e conhecer o que ela realmente significa é muito importante. Eu nunca tinha participado de algo parecido, que trouxesse tantos esclarecimentos. Gostei bastante e quero parabenizar os organizadores”, afirmou.
 
Palestra sobre Igualdade Racial
A advogada e conselheira seccional da OAB Amapá, Josineide Araújo, foi uma das palestrantes do evento. Ela abordou o Estatuto da Igualdade Racial e ressaltou a importância de construir novos pensamentos e fortalecer a consciência das juventudes.

“Os jovens são o futuro do nosso país e precisam compreender a importância de buscar conhecimento. As escolas estão de parabéns por esta iniciativa. É essencial levar esse debate para o âmbito familiar e para a sociedade, defendendo uma pauta tão importante quanto a da equidade. Essa geração tem um papel fundamental na promoção da igualdade racial. Se não trabalharmos essa consciência desde cedo, a mudança não acontece”, enfatizou a advogada.

Advogada e conselheira seccional da OAB Amapá, Josineide Araújo

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura