Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo do Estado apresenta projeto de Centro de Pesquisa e Treinamento em Manejo Florestal durante a COP30

Local deve promover o desenvolvimento sustentável e a conservação da floresta, sendo excelência e referência na região Amazônica em treinamentos, pesquisas e divulgação de práticas de manejo.

Por Flávio Sousa
18/11/2025 11h15
O projeto integra pesquisa, capacitação, inovação e cooperação com várias instituições, promovendo o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental

O Governo do Estado apresentou na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), o Centro de Pesquisa e Treinamento em Manejo Florestal no Amapá, um projeto que visa a promoção do desenvolvimento sustentável e a conservação da floresta amazônica. O local integra pesquisa, capacitação, inovação e cooperação com várias instituições, promovendo o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

O projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável e a conservação da floresta amazônica, além de ser excelência e referência na região Amazônica em treinamentos, pesquisas e divulgação de práticas de manejo florestal sustentável. 

“O projeto demonstra uma visão moderna e responsável sobre o uso da nossa floresta, integrando pesquisa científica, capacitação profissional, inovação tecnológica e cooperação entre diversas instituições”, disse Marcos Marques, coordenador de Políticas e Estratégias da Setec.

Marcos Marques, Coordenador de Políticas e Estratégias da Setec. 

O foco do projeto está na redução de custos, ampliação da sustentabilidade e competitividade do manejo florestal em comparação a outros usos do solo dependentes de desmatamento. Além de promover programas de treinamento com técnicas de corte de árvores, segurança, planejamento e operação de arraste, construção de infraestruturas em Manejo Florestal, operação de motosserras e máquinas florestais, e uso de sistemas de licenciamento e rastreabilidade.

O Amapá mostra ao Brasil e ao mundo que é possível crescer preservando, e esse centro representa um passo decisivo rumo a um futuro realmente sustentável para a Amazônia.

A COP da Amazônia

A  30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) segue até 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 deve reunir lideranças mundiais, cientistas, representantes de governos, empresas, organizações e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. A presença robusta do Amapá simboliza o fortalecimento da região no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.

Com cerca de 73,5% do território sob proteção ambiental, incluindo unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas, o Governo do Estado pretende mostrar que é possível unir conservação ambiental, inovação e desenvolvimento social.

A iniciativa é resultado de um esforço conjunto de órgãos estaduais, como as fundações de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), e as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Povos Indígenas (Sepi), Juventude (Sejuv), Educação (Seed), de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) e a Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), que atuam de forma integrada na elaboração e apresentação de projetos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!