Governador Clécio Luís acompanha ajustes finais para entrega histórica do Centro de Radioterapia do Amapá: ‘compromisso em favor da vida’
Estrutura hospitalar vai realizar cerca de 50 sessões por dia e revolucionar o tratamento oncológico no estado. Inauguração ocorre ainda em 2025.
O Governo do Estado entra na contagem regressiva para a inauguração histórica do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá, que conta com equipamentos modernos e ambientes humanizados que irão revolucionar o tratamento do câncer no estado. O centro, viabilizado por articulação do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, foi visitado pelo governador Clécio Luís, que acompanhou nesta segunda-feira, 17, os ajustes finais junto da equipe que vai atuar na unidade vinculada ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), no bairro Infraero, na Zona Norte de Macapá.
“Nosso Centro de Radioterapia vai salvar muitas vidas. Estamos aqui com uma equipe maravilhosa, nos preparativos finais para a entrega e o início dos atendimentos, que com certeza vai reforçar esse espaço público como um lugar de cura, de amor, de compromisso e comunhão em favor da vida. É o compromisso que assumi quando defini a gestão da saúde como prioritária e inegociável, e com o apoio do senador Davi Alcolumbre garantimos a realização desse sonho de muitos, uma entrega histórica para o Amapá”, celebrou Clécio Luís durante a visita.
Acompanhado dos secretários de Estado da Saúde, Nair Mota, Cassia Klein, Rinaldo Martins e da equipe técnica que atuará na unidade, o governador Clécio Luís visitou todos os setores da estrutura, que será administrada em uma parceria com o Hospital de Amor - referência no tratamento oncológico no Brasil, desde as áreas de atendimento e triagem até a sala do acelerador linear, equipamento de alta precisão que será responsável pelo tratamento radioterápico de centenas de pacientes.
A comitiva também recebeu explicações detalhadas sobre o fluxo de atendimento, a rotina de sessões e o funcionamento operacional da unidade, que está na fase final dos preparativos para iniciar o atendimento ao público, com capacidade de 50 sessões de radioterapia por dia.
A equipe que atuará na unidade está totalmente capacitada para atender os pacientes. Durante a última semana, eles passaram por treinamento para aprimorar o conhecimento no atendimento aos pacientes e manuseio do equipamento, e agora fazem os ajustes finais para que toda equipe esteja alinhada quanto ao fluxo de atendimento, desde a chegada a unidade até o término das sessões.
“Com a tecnologia que temos hoje, será possível realizar até 50 sessões de radioterapia por dia, de segunda a sexta-feira, com intervalo apenas nos fins de semana. Toda a equipe está treinada, certificada e apta para iniciar o funcionamento assim que a inauguração for realizada”, explicou o físico-médico Fernando Parois Japiassu, responsável pela operação do acelerador linear.
A oferta inédita da radioterapia na rede pública do Amapá vai permitir tratamento digno, de alto padrão e totalmente gratuito para pacientes oncológicos, atendendo a uma demanda reprimida da região. O serviço é considerado um dos caminhos para o fim do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no estado, reduzindo o tempo de espera e garantindo suporte médico e emocional das famílias durante todo o tratamento.
Entrega que muda vidas
O Centro de Radioterapia do Amapá está equipado com tecnologia de ponta e segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde. A unidade contará com: setor de radioterapia; área de triagem e recepção humanizada; consultórios médicos; sala de recuperação integrada ao posto de enfermagem e sala de planejamento físico-médico.
A inauguração da estrutura representa um marco histórico para o sistema público de saúde e reforça o compromisso do Governo do Amapá com a ampliação da política estadual de atenção oncológica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!