Investimentos históricos do Governo do Amapá na educação resultam na marca de 33 obras entregues em dois anos e 10 meses
Já foram investidos R$ 86 milhões na reestruturação das escolas da rede estadual, com novas mobílias, equipamentos modernos e incentivos ao protagonismo estudantil.
O Amapá vivencia uma nova era na educação, mais moderna, acessível e inclusiva. Desde o início de 2023, o Governo do Estado efetua avanços históricos, com destaques para investimentos na infraestrutura das escolas, na valorização dos profissionais da educação e em programas pedagógicos que incentivam o protagonismo estudantil.
Com a política de gestão do governador Clécio Luís, já foram entregues 33 obras para a rede estadual de ensino, incluindo escolas reconstruídas, novas quadras poliesportivas e o Centro de Educação Profissional Cândido Portinari. Para isto, foram investidos R$ 86.128.840,91, com recursos do Tesouro Estadual e fundos federais.
As entregas até o momento contemplam os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Tartarugalzinho, Cutias, Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari. Foram beneficiadas comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e rurais, além de escolas tradicionais da capital como Dr. Coaracy Nunes e Augusto dos Anjos.
As escolas contam com padrão moderno e completo, estabelecido para todas as unidades educacionais do Governo do Amapá. Foram reconstruídas do piso ao telhado, passando por revitalizações na rede elétrica e hidráulica e equipadas com móveis novos, incluindo centrais de ar condicionado.
"Nossa meta é alcançar o número de 40 obras entregues ainda em 2025. Além das reconstruções, já foram realizadas mais de 100 reformas e serviços de manutenção menores, representando o compromisso do Governo com a qualidade da educação do Amapá inteiro", ressalta Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação.
A entrega mais recente foi a Escola Estadual Rio Navio, na comunidade de mesmo nome, no município de Mazagão. A obra garante melhores condições e estrutura para os cerca de 60 estudantes do ensino fundamental 1 e 2 do ensino modular matriculados na rede estadual.
Todos os investimentos têm o objetivo de promover a educação pelo Amapá inteiro, e não estão desacelerando. Ainda nesta quarta-feira, 19, serão entregues mais duas escolas no município de Pedra Branca do Amapari. Além disso, para encerrar o ano, a rede estadual de educação prepara mais uma edição da Cantata Natalina das Escolas Estaduais, que promete emocionar os presentes e coroar os avanços realizados.
Investimentos em equipamentos
Não são apenas os prédios das escolas que recebem investimentos. Em outubro, o Governo do Amapá realizou a entrega de 1000 computadores para fortalecer o ensino das escolas estaduais, modernizando o ensino público no estado.
Os equipamentos fazem parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, e foram recondicionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), ligado à Universidade Federal do Amapá (Unifap).
As máquinas se juntam a outras mil já entregues em 2024, somando assim um número histórico de 2 mil computadores entregues à rede estadual de educação.
Valorização dos profissionais
Além das revitalizações físicas, o Governo do Amapá cumpriu com a sua palavra e concretizou em outubro um acréscimo de mais 5,73% no salário dos profissionais da educação, somado aos 6,27% já concedidos em abril deste ano. Sendo assim, já chega a mais de 30% o valor do reajuste na remuneração dos servidores nos últimos três anos.
Além disso, o Governo do Amapá realizou 299 progressões e seis gratificações de aperfeiçoamento no quadro do magistério. Novos profissionais também foram convocados e nomeados pelo governador Clécio Luís, oriundos do Concurso da Educação de 2022, o maior chamamento em mais de 10 anos.
Ao todo, 1,7 mil profissionais foram convocados para compor o quadro da educação, dos quais 1.550 já foram nomeados, sendo 982 professores, 90 profissionais do AEE, 219 pedagogos, 252 cuidadores e sete intérpretes de Libras. Os novos educadores já iniciaram as atividades com salários acima do piso nacional.
Trabalho que gera resultados
Os investimentos na educação e o trabalho dos professores e servidores têm gerado resultados. Uma avaliação realizada no mês de junho apontou que 53% das crianças do 2º ano do ensino fundamental já sabem ler, o que corresponde a 6.241 alunos em toda a rede pública.
Por esse resultado, o governador Clécio Luís recebeu a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, concedida pelo Governo Federal, em reconhecimento aos avanços do programa Criança Alfabetizada.
Além disso, a gestão viabilizou a participação de estudantes amapaenses em iniciativas como Jovem Senador, Parlamento Juvenil do Mercosul e feiras de ciências nacionais. A educação pública também tem se destacado em olimpíadas e competições nacionais nas áreas de Informática, Geopolítica, Cartografia, Francês, Educação Financeira, entre outras.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!