Ueap celebra Semana de Agronomia com acordos de extensão rural na Região dos Lagos
A universidade fortaleceu acordos com a Embrapa para pesquisas e estágios, além de garantir verbas de emendas parlamentares para a ampliação do campus no interior do estado.
A IV Semana do Engenheiro Agrônomo (Seagro) encerrou a programação na sexta-feira, 14, destacando o fortalecimento da pesquisa e da extensão rural.
Realizado na Câmara Municipal de Amapá e nas dependências do Campus Território dos Lagos (CTL) da Ueap, o evento reuniu acadêmicos, produtores e representantes institucionais. A programação marcou um avanço importante no uso da ciência no campo, com a formalização de parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o lançamento do projeto Solo Fértil, viabilizado por meio de emenda parlamentar.
A parceria firmada com a Embrapa visa potencializar a pesquisa agropecuária no Amapá. A professora Marlene Vieira, chefe da Unidade de Interiorização da Ueap, ressaltou a relevância da cooperação.
“Firmamos um termo de cooperação técnica para pesquisa e estágios. Podemos utilizar alguns laboratórios da Embrapa”.
A docente também destacou que algumas pesquisas já começam imediatamente com a parceria, como o projeto que utilizará o Laboratório de Solos da Embrapa para testar um produto de correção do solo destinado ao cultivo.
“Essa cooperação permitirá o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, o uso compartilhado da infraestrutura laboratorial e a criação de oportunidades de estágio para os acadêmicos da Ueap, facilitando o acesso à experiência prática”, afirmou Marlene Vieira.
Solo Fértil e mais estrutura
Durante a Seagro, a Ueap anunciou a implantação do projeto Solo Fértil, fruto de uma emenda disponibilizada pela deputada estadual Dayse Marques (Solidariedade). O programa tem foco em levar tecnologia e extensão rural aos agricultores do estado, com ênfase nos municípios que compõem o Território dos Lagos: Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho.
“Em conversa com a professora Marlene, já garantimos a alocação do recurso para o Programa Solo Fértil. E, além disso, junto ao senador Davi Alcolumbre (União), estamos capitaneando recursos para uma ampliação do Campus Território dos Lagos da UEAP”, anunciou a deputada.
A vice-reitora da universidade, Marcela Videira, destacou a importância dos novos investimentos para o campus interiorano.
“Reconhecemos que o CTL é um pouco estrangulado em seus projetos. Precisamos de uma nova estrutura para comportar mais laboratórios e mais espaço para a experimentação de técnicas rurais. Pensando nisso, apresentamos um projeto de expansão do campus, que vem sendo muito bem acolhido pelos nossos parlamentares”.
Destaque científico
A abertura do evento, que contou com a presença de diversas autoridades, foi marcada pelo foco na inovação e na integração entre academia, produtores e poder público. A professora Dra. Alana Soares, coordenadora do Curso de Agronomia e da IV Seagro, destacou o propósito do encontro.
“A Seagro é um evento que busca levar informações aos acadêmicos, produtores e agricultores, sempre voltado à inovação tecnológica”.
O evento também foi palco da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, durante a qual 15 projetos foram apresentados por estudantes de Engenharia Agronômica.
A estudante expositora Anne Karolyne Sucupira comentou sobre a experiência.
“Apresentar minha pesquisa na Seagro foi uma oportunidade incrível. A gente sai da sala de aula e vê como o nosso trabalho pode, de fato, contribuir para resolver problemas reais no campo. As palestras sobre inovação e esses novos acordos de cooperação nos mostram que a universidade está investindo no futuro da agronomia aqui na região”.
O sucesso da IV Seagro reafirma o compromisso da Ueap com a formação de profissionais qualificados e com o desenvolvimento socioeconômico do Amapá, por meio da extensão e da pesquisa aplicada.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!