Governo do Amapá reforça combate ao crime em Oiapoque com operação integrada das forças de segurança
Trabalho operacional já resultou em prisões e segue em andamento. O intuito é ampliar a presença das forças de segurança na região norte do estado.
Nas primeiras horas desta quarta-feira, 12, seis pessoas já foram presas durante uma grande operação integrada deflagrada e coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no município de Oiapoque, fronteira com a Guiana Francesa. Outros três mandados também foram cumpridos no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
Entre os presos estão suspeitos apontados como lideranças de facções que atuavam na cidade. Outros mandados de prisão e busca e apreensão continuam sendo cumpridos ao longo do dia. Participam das diligências as polícias Militar, Civil, Federal e o Grupamento Tático Aéreo (GTA).
A ação faz parte de uma ofensiva estadual de combate ao crime, com o cumprimento de mandados judiciais e reforço na presença policial no extremo norte do estado. A operação representa, de acordo com a Sejusp, é mais um passo estratégico dentro da política de segurança implementada pelo Governo do Estado, que tem ampliado o alcance das ações em todo o território amapaense.
“Nós estamos aqui na fronteira com a Guiana Francesa, no município de Oiapoque, onde amanheceram inúmeras equipes da segurança pública do Estado do Amapá. A Polícia Militar, com três equipes, duas da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core/PC), duas do GTA que presta apoio com as equipes terrestres e também com o helicóptero. É uma ação de saturação e cumprimento de mandados no combate ao crime organizado, mostrando a eficiência e o trabalho técnico das nossas forças de segurança”, destacou Cézar Vieira, secretário de Segurança Pública.
A operação segue em andamento para o cumprimento de mandados também em comunidades do entorno e na zona rural do município.
“A mensagem é clara: aqui na fronteira também se cumpre a lei. A presença do Estado é constante e reforça que Oiapoque não é lugar para o crime, mas para a paz social e o cumprimento da Justiça”, enfatizou Vieira.
O trabalho operacional faz parte de uma série de iniciativas de repercussão estadual que começaram em Macapá e estão sendo estendidas aos demais municípios, com foco na pacificação social e no fortalecimento da sensação de segurança da população, resultado do trabalho conjunto de inteligência e investigação que vem sendo desenvolvido de forma permanente no estado.
“Estamos levando a mesma eficiência e qualidade técnica para todo o território amapaense, aproveitando os investimentos feitos pelo Governo do Estado na estrutura e capacitação das forças de segurança. É um trabalho contínuo, de resultados concretos e de fortalecimento das instituições”, concluiu o secretário da Sejusp.
O delegado de Oiapoque, Átila Rodrigues, destacou que o trabalho tem como foco restabelecer a sensação de segurança e conter a expansão do crime na fronteira.
"Essas facções têm atuado aqui no município de Oiapoque, têm tentado se instalar, e a nossa equipe está de prontidão, combatendo todo esse tipo de crime. As pessoas detidas fazem parte da liderança da facção criminosa, o que representa um desmantelamento desses grupos que vinham atuando na cidade”, afirmou o delegado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!