Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Governo do Amapá alerta para atualização do cadastro agropecuário; prazo termina neste sábado, 15

Atualização é obrigatória e garante ações mais eficazes de defesa sanitária e controle de doenças no rebanho amapaense.

Por Jamylle Nogueira
12/11/2025 10h50
Até o último levantamento, apenas 20% das propriedades haviam realizado o procedimento

O Governo do Amapá alerta os produtores rurais de todo o estado sobre o prazo final para a Atualização Cadastral Agropecuária, que encerra no dia 15 de novembro. Até o último levantamento, apenas 20% das propriedades haviam realizado o procedimento. A ação é coordenada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).

A atualização cadastral é obrigatória por lei e deve ser feita por todos os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, aves, abelhas, equídeos e animais aquáticos. Manter o cadastro em dia é essencial para garantir a saúde dos rebanhos amapaenses e permitir que a Diagro atue de forma mais eficiente na prevenção, controle e resposta a doenças que possam comprometer a produção pecuária.

“A atualização cadastral é uma ferramenta indispensável para a defesa agropecuária. É a partir dessas informações que planejamos nossas ações de vigilância e garantimos a rastreabilidade do rebanho, o que fortalece a sanidade animal e a credibilidade dos produtos do Amapá”, destacou Álvaro Rodrigues, diretor-presidente da Diagro.

Além de contribuir para a proteção da pecuária, os dados atualizados são fundamentais para o planejamento de políticas públicas, o fortalecimento da vigilância sanitária e a manutenção do status sanitário do Amapá como área livre de febre aftosa sem vacinação reconhecimento internacional, o que assegura credibilidade e competitividade aos produtos de origem animal do estado.

Para realizar a atualização, o produtor deve procurar a Unidade Local da Diagro mais próxima, levando as informações atualizadas da propriedade e dos animais. Caso tenha realizado vacinação contra a raiva, é necessário apresentar a nota fiscal da vacina para que o registro seja inserido corretamente no sistema oficial. A Diagro reforça que a participação de todos os criadores é indispensável para o fortalecimento da defesa sanitária e a proteção da pecuária amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!