Com apoio do Governo do Amapá, Luau na Samaúma celebra cultura tucuju com arte, música e empreendedorismo
Evento promovido pelo Ministério Público reuniu artistas locais, contação de histórias e exposição indígena em noite de integração cultural.
Aos pés da histórica Samaúma e ao som das águas do majestoso Rio Amazonas, a 6ª Temporada do Luau na Samaúma abriu sua primeira edição na noite da última sexta-feira, 7, na praça da Samaúma, no Araxá, reunindo famílias, artistas e admiradores da cultura amapaense. O evento, promovido pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), contou com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae, e transformou o espaço em um verdadeiro cenário de convivência entre arte, natureza e tradição.
O público foi recebido com a exposição de artes visuais do artista indígena Yermollay Caripoune, com a magia das histórias contadas por Cricilma Ferreira e o espetáculo alegre e envolvente da Cia Cangapé, que animou especialmente os pequenos com apresentações cheias de movimento e humor. O público ainda curtiu o espetáculo “Ancestralidade Tucuju”, do Grupo Amigos da Toada, o cortejo da Charanga Mágica (Oca Produções) e shows de Roni Moraes, Osmar Júnior, Brenda Melo, Judas Sacaca e DJ Larissa Prime.
O ritmo do Marabaixo e do Batuque Heranças Ancestrais do Curiaú também marcou presença, reforçando a identidade cultural amapaense.
A paraense Maria de Nazaré Costa, que está a passeio em Macapá, aproveita que está hospedada próximo à praça Samauma, para conhecer e curtir o evento.
“É a minha primeira vez aqui e eu estou gostando bastante, programação muito boa, dá pra curtir sentada e aproveitando esse vento maravilhoso vindo do Rio Amazonas” contou a aposentada.
A Priscila Freire, que é agente administrativa, também reuniu toda a família para curtir o Luau.
“Estamos aproveitando bastante, viemos eu, minha tia, minhas primas e filhas, chegamos bem cedo para que as crianças pudessem curtir bastante e nós também. É um evento maravilhoso, seguro e para todas as idades. Os organizadores estão de parabéns”, declarou.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Monteiro, reforçou o compromisso do MP-AP com a realização do evento.
“O Luau já acontece desde 2017 e foi uma oportunidade que o Ministério Público encontro de estarmos mais próximos da população, afinal de contas, nós existimos para a sociedade e em razão da sociedade, por isso, é muito importante promovermos momentos como esse, de interação e contato com a população. O evento está cada vez mais grandioso e a gente agradece a parceria do Sebrae e do Governo do Amapá, através das secretarias de Trabalho e Empreendedorismo, e também de Cultura, que abrilhantam o Luau com programações para todas as idades”, declarou.
A secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, destacou o papel do Governo do Amapá em fortalecer iniciativas que valorizam os artistas amapaenses.
“O Luau na Samaúma já faz parte do calendário cultural do Estado, e é com muita honra que o Governo do Amapá é parceiro do evento juntamente com o Sebrae, para garantirmos à população o acesso gratuito à arte e à cultura. Parabenizo o Ministério Público por abrir as portas e estar próximo da população com esse evento que é histórico e neste ano, com a temática COP30, importante debate mundial que está acontecendo na nossa casa que é a Amazônia” destacou a secretária.
A noite terminou em clima de celebração, com apresentações musicais de artistas locais e o brilho de um público encantado, que deixou o local com a certeza de que a Samaúma continua sendo um ponto de encontro entre arte, natureza e o coração da Amazônia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!