Governo do Amapá assegura infraestrutura para a aplicação da prova do Enem no arquipélago do Bailique
Candidatos da região não terão que se deslocar para realizar o Exame; Estado garantiu transporte, alimentação e alojamento.
O Governo do Amapá garantiu a infraestrutura completa para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Arquipélago do Bailique, a 160km de Macapá. Os candidatos da região não precisarão mais se deslocar para a capital ou para outros municípios para realizar a prova, representando um marco no acesso à educação superior para as comunidades ribeirinhas.
As provas deste domingo, 9, e do dia 16 de novembro serão aplicadas para 172 candidatos na Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa, na Vila Progresso. Além de promover esse acesso, o Governo do Amapá assegurou apoio integral aos inscritos durante o Enem, garantindo também alimentação, transporte fluvial e alojamento para os moradores de comunidades mais distantes, como Filadélfia, Maria José Campeão e Nair Cordeiro.
Para isso, o Executivo contratou embarcações especialmente para o Exame, providenciou locais e adquiriu alimentação para garantir o conforto dos candidatos. Esse cuidado também se estendeu aos servidores estaduais mobilizados para a ação.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, a iniciativa promove equidade educacional e inclusão social, eliminando preocupações, custos adicionais e o cansaço causado pelo deslocamento, que pode influenciar negativamente no desempenho dos candidatos ao Enem de regiões mais isoladas.
"Garantir que a prova chegue até o estudante, e não o contrário, é um compromisso do Governo com a democratização de oportunidades. É um reconhecimento da realidade do nosso estado e um investimento direto no futuro dos jovens do Bailique. Nossa meta é avançar, pelo Amapá inteiro", frisa a gestora.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!