Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E INCLUSÃO

Com apoio do Governo do Amapá, Circuito Paradesportivo Escolar estimula a inclusão e a prática esportiva entre estudantes

Ação reuniu alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco para um momento de aprendizado e inclusão

Por Lana Caroline
08/11/2025 08h00
Modalidades como vôlei sentado, goalball e bocha paralímpica foram ensinados aos alunos

Nesta sexta-feira, 7, o Ginásio Avertino Ramos foi palco de inclusão com a realização do Circuito Paradesportivo Escolar, atividade que faz parte do projeto “Inclusão por meio do Paradesporto”, realizado pelo Governo do Amapá. A ação reuniu 30 alunos com e sem deficiência da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em um momento de experimentação, aprendizado e diversão.

Realizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, em parceria com a Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST), o projeto é viabilizado por meio de emenda do deputado federal Dr. Púppio e busca democratizar o acesso ao esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência, fortalecendo centros esportivos comunitários e criando oportunidades iguais de prática esportiva para todos.

Ao todo, 30 estudantes da Escola Estadual Barão do Rio Branco participaram da ação

A secretária do Desporto e Lazer (Sedel), Cibely Peixoto, destacou a importância do circuito como ferramenta de transformação e de incentivo à inclusão social por meio do esporte.

Secretária Cibely Peixoto

“O Circuito Paradesportivo é mais do que uma atividade esportiva, é uma ação de transformação social. Quando colocamos alunos com e sem deficiência lado a lado, aprendendo e se divertindo juntos, mostramos na prática que o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão. Queremos levar esse projeto a cada canto do Amapá, despertando o olhar para o paradesporto e suas inúmeras possibilidades”, pontuou a secretária. 

Durante o circuito, os estudantes puderam vivenciar modalidades paralímpicas oferecidas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), como vôlei sentado, bocha paralímpica e goalball. A proposta é proporcionar novas experiências esportivas, destacando a importância da empatia, do respeito às diferenças e do trabalho em equipe. 

Uma das alunas que participaram do evento, Laura Araújo, afirma que o momento é importante para conhecer sobre as modalidades e de interagir. “Achei muito legal, pois a gente aprende bastante. Eu nunca tinha participado de um momento assim e é bom que a gente socializa com as pessoas com deficiência”, disse. 

Estudante Laura Araújo conheceu modalidades paralímpicas pela primeira vez

O Circuito Paradesportivo Escolar será um projeto itinerante, que percorrerá escolas e espaços esportivos do estado, levando informação e prática sobre o paradesporto como forma de inclusão e conhecimento.  

“Essa emenda foi pensada para que o projeto, voltado ao paradesporto, possa abraças as pessoas com deficiência, de todas as faixas etárias. O investimento púbico é fundamental para que possamos desenvolver as atividades do paradesporto”, disse Samuel Sales, representante do deputado federal Dr. Púppio.

Samuel Sales, representante do deputado estadual Dr. Púppio

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!