‘O aulão está me ajudando a relembrar o básico, e o básico é a base de tudo’, diz aluna sobre importância da revisão no Aulão Show da Central do Enem
Alice Barrozo Monteiro, de 18 anos, é aluna do 3º ano da Escola Estadual Barroso Tostes, em Santana, e é uma das 3 mil estudantes de todo o estado que participa do reforço com dicas e revisões antes da primeira etapa do Enem.
Com a programação lotado de jovens sonhando com um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 6, o “Aulão Show” da Central do Enem, focado nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza e Redação. O evento reuniu cerca de 3 mil estudantes em um espaço na Zona Sul de Macapá, oferecendo um último reforço antes da primeira etapa do exame, que acontece no domingo, 9.
Entre os participantes estava Alice Barrozo Monteiro, de 18 anos, aluna do 3º ano da Escola Estadual Barroso Tostes, em Santana. Pela primeira vez participando da Central do Enem, ela conta que o evento a ajudou a revisar conteúdos essenciais para o exame.
“Essa revisão é muito importante, porque às vezes durante o ano a gente acaba perdendo o foco das matérias mais básicas. Aqui, os professores valorizam justamente o essencial, o que já caiu nas provas e precisa estar fresco na memória”, destacou Alice.
Durante o evento, professores da rede pública ministraram revisões dinâmicas, com foco nas áreas de maior peso do exame e nas estratégias de interpretação de texto e resolução de questões. Os alunos também receberam um caderno de questões personalizado, encerrando as atividades da Central do Enem 2025.
Alice conta que sua rotina de estudos começou mais intensa neste ano e que o Aulão serviu como incentivo final.
“Eu estudo pela manhã, vou para a escola à tarde e descanso à noite. É cansativo, mas necessário. O aulão está me ajudando a relembrar o básico, e o básico é a base de tudo. Se tu não sabes o básico, não sabes nada”, reforçou a estudante.
Sonhando em cursar Direito, ela explica que escolheu a área por acreditar no poder transformador da justiça e por desejar atuar em defesa dos mais vulneráveis.
“Quero fazer a diferença, defender quem precisa e não tem voz. Mesmo sendo só uma pessoa, eu quero ser alguém que luta por justiça de verdade”, afirmou emocionada.
Nesta edição, o Enem registrou 33.193 inscrições no Amapá, um aumento de 8,49% em relação a 2024. Durante o ano, o Governo do Estado disponibilizou aulas gratuitas da Central do Enem em 13 escolas-polo, garantindo apoio a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública.
Além do Aulão Show, o Governo do Amapá também assegurou a aplicação inédita das provas no arquipélago do Bailique, onde 172 estudantes farão o exame na Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa. Em Santana, as provas que seriam aplicadas na Escola Estadual Francisco Walcy Lobato Lima foram transferidas para a Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, devido à manutenção elétrica na primeira unidade.
Carlos Henrique Maia Ferreira, de 18 anos, aluno da Escola Estadual General Azevedo Costa, também participou pela primeira vez da Central do Enem e destacou o aprendizado proporcionado pelo evento.
“A gente aprende mais, entende melhor e consegue se concentrar para fazer uma boa redação e resolver as questões com mais segurança. O aulão ajuda muito a preparar a mente para o dia da prova”, pontuou o jovem.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!