Governo do Amapá reúne 3 mil estudantes em ‘Aulão Show’ preparatório para a primeira etapa do Enem
Candidatos assistem aulas especiais e recebem conteúdos e dicas sobre linguagens, ciências da natureza e redação.
O Governo do Amapá realiza nesta quinta-feira, 6, o “Aulão Show” da Central do Enem, focado nas áreas de linguagens, ciências da natureza e redação. O evento, que acontece em um espaço privado na Zona Sul de Macapá, reúne cerca de 3 mil estudantes ao longo do dia, visando oferecer um reforço antes da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em todo o país no domingo, 9.
O ‘Aulão’ conta com revisões especiais de professores da rede pública, com dicas e conteúdos especializados para os candidatos, que também receberam um caderno de questões personalizado, concluindo as ações da Central do Enem 2025, como explica a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Danielle Dias.
“Hoje estamos consolidando as atividades da Central que foram realizadas ao longo do ano. Temos um grupo seleto de professores, maravilhosos em suas respectivas áreas. Aqui, damos esse reforço nos conteúdos para que eles se sintam mais preparados e calmos para esse momento tão importante em suas vidas”, frisa a secretária.
Nesta edição, o Enem contabilizou 33.193 inscrições de amapaenses, 8,49% a mais do que em 2024. E, ao longo de 2025, o Governo do Estado disponibilizou aulas gratuitas em 13 escolas-polo para a preparação de alunos concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual, oferecendo suporte no contraturno.
“É muito bom saber que a gente está fazendo parte de um degrau tão importante na vida desses jovens. Eu estou na Central desde o início, e muitos já conseguiram entrar nas universidades sem precisar, por exemplo, de um cursinho particular, porque o Governo do Amapá proporciona esse cursinho, com esse conjunto de professores com muita expertise em Enem”, afirma o professor de geografia Edivander Marinho.
A concluinte do ensino médio Karoline Monteiro, de 18 anos, assistiu às aulas da Central do Enem durante todo ano, almejando um futuro na enfermagem. Apesar de estar ansiosa, ela diz se sentir preparada para a realização das provas.
“Eu acredito que a Central me ajudou muito para adquirir bons conhecimentos para pôr em prática na hora da prova. Nessa reta final, é importante reforçarmos o que foi absorvido ao longo do ano”, conta a estudante.
Na próxima quinta-feira, 13, será realizado o segundo “Aulão Show”, desta vez focado em ciências da natureza e suas tecnologias e matemática.
Mudança no local de prova
As provas do Enem que seriam aplicadas na Escola Estadual Francisco Walcy Lobato Lima, em Santana, serão realizadas na Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, no mesmo município. A mudança se dá pela necessidade de manutenção elétrica no prédio da primeira unidade.
De acordo com a Seed, a alteração é voltada somente para os candidatos inicialmente alocados na Escola Francisco Walcy.
Provas no Bailique
O Governo do Amapá garantiu estrutura para aplicação das provas do Enem no arquipélago do Bailique, pela primeira vez na história, evitando que candidatos tenham que se deslocar da região para prestar o Exame. Neste ano, 172 pessoas realizarão a prova na Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!