'A radioterapia que está chegando é uma bênção', celebra paciente em tratamento oncológico no Amapá
Silvestre Mendonça, de 60 anos, luta contra um câncer no intestino e vê na chegada do 1º Centro de Radioterapia um avanço na saúde do estado.
Há seis anos, o amapaense Silvestre Mendonça, de 60 anos, descobriu um câncer no intestino. Foram meses de medo, incertezas e força para encarar o tratamento. “Fiz 15 sessões de quimioterapia. Graças a Deus e à equipe da Unacon, consegui vencer essa fase. Hoje só faço acompanhamento anual”, conta ele, emocionado.
Silvestre é um dos muitos pacientes que veem na chegada do primeiro Centro de Radioterapia do Governo do Estado, uma nova chance de conforto e dignidade.
"Essa radioterapia que está chegando é uma bênção. Vai ser um alívio pra quem não tem condições de viajar pra outro estado. A gente sabe o quanto é difícil sair de casa, deixar a família, tudo por causa do tratamento. É uma vitória pra todos nós. Essa conquista é de quem luta, de quem não desiste. O tratamento ficando aqui, o coração da gente fica mais leve", desabafa.
O centro vai oferecer, pela primeira vez na rede pública de saúde do estado, o tratamento radioterápico gratuito e de alta tecnologia, complementando o atendimento já feito pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima.
Na Unacon, diariamente são realizadas uma média de 38 a 40 sessões de quimioterapia, além de hormonioterapia, cirurgias e acompanhamento ambulatorial. É o principal espaço de referência para quem enfrenta o câncer no Amapá.
“Eu só tenho gratidão. Fui bem tratado, bem acolhido. Agora, com essa radioterapia, muita gente vai poder realizar o tratamento inteiro aqui mesmo, sem precisar ir embora para outro estado", comemora Silvestre.
Instalado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá, o novo centro vai reduzir a necessidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), garantindo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias.
A unidade segue padrões rigorosos de segurança e vai ajudar o estado a cumprir a Lei dos 60 dias, que assegura o início do tratamento oncológico pelo SUS dentro desse prazo após o diagnóstico.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!