Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Governo do Amapá capacita alunos da rede estadual para evacuação emergencial em caso de eventual incêndio

Ação consiste na formação de brigadistas escolares e orientação sobre procedimentos de segurança interna.

Por Joyce Batista
05/11/2025 12h15
Toda a comunidade escolar foi envolvida na capacitação

O Governo do Estado iniciou, nesta quarta-feira, 5, a capacitação de estudantes e servidores da rede estadual de ensino sobre o Plano de Evacuação Emergencial de Edificação Escolar do Amapá (PEAP), repassando orientações de segurança para eventuais casos de incêndios, visando proteger a vida e o bem-estar da comunidade escolar.

A iniciativa faz parte do programa Escola Segura. Inicialmente, a ação foi realizada na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, na Zona Norte de Macapá, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), mas a ideia é levar a formação para todos os municípios amapaenses.

“Essa é uma ação do programa Escola Segura, agora voltada mais para a questão do combate a incêndio e de como proceder nesses casos. É uma determinação do governador Clécio Luís, para que nós possamos fazer esse treinamento em todas as escolas da rede. Hoje, trataremos das noções básicas em casos de sinistros, de acordo com as orientações técnicas”, explica o coordenador de Segurança Escolar da Seed, Armando Alves.

Armando Alves, Coordenador de Segurança Escolar da Seed

Na ocasião, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até do 3º ano do Ensino Médio aprenderam sobre procedimentos de evacuação e sobre como não proceder em casos desse tipo de ocorrência, e receberam bottons de brigadistas escolares. Além disso, a escola recebeu placas de orientação e 13 extintores ABC recarregados, que podem ser utilizados em casos de combustão de sólidos e líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos energizados.

“Nós viemos apresentar a prevenção e combate de incêndio na rede escolar, justamente para ajudar os alunos e docentes a entender noções básicas de evacuação em escolas e como lidar com os princípios básicos de incêndio, sobre como eles podem atuar. A importância de ter esse ensinamento é preparar a comunidade escolar, no caso de um eventual sinistro, para resguardar a segurança individual e a dos demais”, afirma o capitão do CBMAP, Marlúcio Trajano.

Marlúcio Trajano, capitão do CBMAP

Para a estudante Marcelly Andrade, de 14 anos, a capacitação era necessária para que ela e os colegas aprendessem como agir nesses casos. Segundo ela, estar preparado faz toda a diferença.

“Eu sabia algumas coisas de segurança, mas sabia pouco. Por exemplo, eu não sabia como se abre um extintor de incêndio. Caso houvesse alguma coisa aqui, antes dessa ação, provavelmente todo mundo ia entrar em pânico, porque ninguém tinha conhecimento de como agir diante de um caso desses. Eu aprendi e gostei bastante da maneira que nos foi ensinada, foi bastante metódico e bem legal”, diz a estudante.

Estudante Marcelly Andrade, de 14 anos

Na próxima quarta-feira, 12, a mesma unidade passará por uma simulação de incêndio, como continuidade da formação de brigadistas.

Estudantes e servidores da educação receberam orientações de segurança

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação