Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO

Governo do Amapá orienta estudantes sobre cuidados com a saúde sexual para a prevenção de IST’s

Mais de 300 estudantes participaram de palestras e dinâmicas de aprendizado, visando alertar para os riscos de transmissão de doenças.

Por Joyce Batista
30/10/2025 14h02
Ao todo, mais de 300 estudantes participaram das ações ao longo de outubro

O Governo do Amapá encerrou nesta quinta-feira, 30, uma ação voltada para a saúde dos estudantes da Escola Estadual Santa Inês, localizada na orla de Macapá, focado em informar corretamente e incentivar a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). As orientações foram realizadas ao longo de todo o mês de outubro para os alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio, alcançando mais de 300 estudantes.

A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando (Nase) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que frequentemente avalia as necessidades das unidades de ensino de forma personalizada, adequando as ações para as necessidades de cada comunidade escolar.

Mário Denis, gerente do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando da Seed

“Trazemos a temática educação em saúde e sexualidade, com também foco na saúde mental também. Esse tema é, de uma certa forma, polêmico, precisa ter cuidado, mas a gente não pode deixar de trazer uma informação correta para que eles possam entender quais são esses cuidados, quais são os seus limites, compreender também de que forma deve ser esse cuidado com a sua higiene. E aí a gente fala da higiene corporal, mental, respeitando a faixa etária e tudo aquilo que compõe a vida dessa pessoa, não só aqui dentro da escola”, explica o gerente do Nase, Mário Denis Costa.

As orientações foram realizadas ao longo de todo o mês de outubro

A ação conta com palestras e a dinâmica “Fato ou fake?”, trazendo informações embasadas para desconstruir mitos sociais sem embasamento, estimulando a interação dos alunos participantes e o ensino de forma mais descontraída. Para a estudante do 1º ano do ensino médio, Maysa Rodrigues, de 16 anos, as orientações foram muito bem-vindas.

Estudante Maysa Rodrigues, de 16 anos

“Eu achei bem interessante por conta que, no meu meio familiar, a gente tem tipo um tabu e não se conversa sobre isso. Em relação à palestra, eu achei bem interessante, por conta que tira bastante dúvidas, deixa as pessoas cientes de que, às vezes, a relação sexual não é só o ato em si, mas também tem o risco de doenças. Com essa atividade, a gente pode ir aprendendo a se prevenir e também ajudar outras pessoas que não têm essas informações verdadeiras por conta de tabus”, afirma a estudante.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação