'Hoje danço e não sinto mais dor', diz aposentada ao comemorar tratamento no Mais Saúde Vascular do Governo do Amapá
Josimar Sena, de 67 anos, celebra o atendimento no programa que já realizou mais de 600 mil procedimentos.
A aposentada Josimar Sena, de 67 anos, moradora de Macapá há mais de quatro décadas, redescobriu o prazer de viver sem dor nas pernas depois de iniciar o tratamento pelo programa +Saúde Vascular, do Governo do Amapá. Durante anos, ela conviveu com o incômodo causado pelas varizes, que limitava suas atividades diárias e até a vontade de se movimentar.
“Eu sentia muitas dores e cansaço nas pernas, tinha dificuldade pra ficar em pé e até pra fazer as coisas em casa. Quando o programa chegou aqui, em 2023, decidi procurar pra saber como funcionava. Fiz minha primeira consulta em agosto de 2024 e comecei o procedimento logo depois”, contou Josimar.
Com tecnologia inovadora e acolhimento humanizado, o +Saúde Vascular já transformou a vida de milhares de amapaenses — entre eles, Josimar, que hoje se sente livre das limitações impostas pelas varizes. A aposentada já realizou mais de 30 sessões de escleroterapia com injeção de Polidocanol em espuma, uma técnica moderna guiada por ultrassom, que elimina as varizes e melhora a circulação.
“Eu digo pra quem sente o mesmo que eu sentia: procure o atendimento, porque faz toda a diferença. Eu voltei a viver bem, sem dor, com alegria. A cada 15 dias eu venho, faço o procedimento e o médico avalia se preciso de mais sessões. Já recebi minha medicação, a meia de compressão e todas as orientações. Depois das primeiras aplicações, o cansaço e as dores começaram a sumir. Hoje estou quase 100%. Já posso cozinhar, caminhar, dançar e até fazer musculação. Foi uma mudança enorme na minha vida”, comemora a aposentada.
O programa +Saúde Vascular, lançado oficialmente em 2023, oferece atendimento gratuito e humanizado em três municípios: Macapá, Santana e Laranjal do Jari. A iniciativa é resultado do compromisso do Governo do Estado em ampliar o acesso a cuidados especializados e conta com recursos viabilizados pelo senador Davi Alcolumbre.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, o programa tem se consolidado como uma das principais ações de prevenção e tratamento vascular no Amapá.
“Hoje já são mais de 111 mil consultas, 30.476 mil exames e 633.217 mil procedimentos realizados. O espaço do +Saúde Vascular está sempre cheio, o que mostra a importância do serviço. Recebemos pacientes de várias partes do Amapá e até de outros estados. O tratamento precoce evita agravamentos, como úlceras e tromboses, e garante mais qualidade de vida aos usuários do SUS”, destacou Nair.
O atendimento é realizado de segunda a sábado, com consultas, exames e procedimentos diários e gratuitos para diagnóstico e tratamento de varizes. O serviço está disponível para maiores de 18 anos, sem necessidade de encaminhamento médico.
A coordenadora administrativa do programa, Valéria Faveira, explica que qualquer pessoa com sintomas como cansaço, inchaço ou dor nas pernas pode procurar atendimento, sem necessidade de encaminhamento médico.
“O paciente passa por triagem, realiza a primeira consulta e o médico faz o diagnóstico com base na classificação de Ceap, que vai do C1, com pequenos vasinhos, até o C6, quando há úlcera ativa. É um processo rápido e seguro, que devolve bem-estar e previne complicações graves”, explicou Valéria.
Locais de atendimento:
- Macapá: anexo do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima, na Rua Odilardo Silva, 1370, bairro Central.
 - Santana: Rua Presidente Arthur Costa e Silva, bairro Nova Brasília (em frente à Neurocor).
 - Laranjal do Jari: Avenida João Queiroga, prédio da Defesa Civil, bairro Prosperidade.
 
Agendamentos:
Diretamente nas unidades ou pelo Whatsapp nos telefones:
- Macapá: (96) 2027-0069
 - Santana: (96) 2027-0069
 - Laranjal do Jari: (96) 2027-0187
 
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
 Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!