‘Um novo olhar no atendimento ao público’, diz participante de curso ofertado pelo Governo do Estado e Fecomércio em Macapá
Após a conclusão da qualificação em ‘Qualidade no Atendimento ao Turista’, outras duas formações estão previstas para os meses de novembro e dezembro.
O curso “Qualidade no Atendimento ao Turista”, ofertado pelo Governo do Estado do Amapá, encerrou na sexta-feira, 24. A formação é resultado de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
As aulas teóricas foram realizadas no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram Tia Zefa), localizado no Centro de Macapá, e a parte prática, no Museu Sacaca. Participaram 18 mulheres, entre atendidas pelo Cram e público externo.
Com duração de 20 horas/aula, o curso teve como objetivo reforçar a qualificação profissional das participantes, além de aperfeiçoar o diálogo e o atendimento a turistas nas áreas em que cada uma atua.
Segundo Kellen Costa, assessora técnica da SEPM, houve grande interesse e engajamento das alunas durante o período da capacitação.
“O diferencial foi que o curso despertou o interesse pela nossa história, cultura e culinária. Quando elas conhecem a história do lugar onde vivem, passam a ter um diálogo diferenciado para atender o turista, contando e valorizando o próprio cotidiano”, ressaltou Kellen.
Uma das alunas foi dona Rubenita Batista, de 64 anos, que trabalha com costura criativa em um espaço no bairro Santa Rita, em Macapá, e também comercializa os produtos na Casa do Artesão. Ela conta que o conteúdo das aulas proporcionou uma nova perspectiva sobre o atendimento ao público, tanto local quanto visitante.
“Ter um novo olhar para atender o nosso público faz toda a diferença. As aulas sobre como receber e dialogar com os visitantes com certeza serão um diferencial daqui para frente. Estou muito feliz em participar”, disse dona Rubenita.
A instrutora do Senac Amapá, Gabriela Dias, destacou a importância da parceria.
“Essa cooperação para a realização dos cursos permite que as alunas se capacitem para atuar diretamente no atendimento ao turista, com mais qualidade. É um curso curto, mas que rendeu muitos frutos, unindo teoria e prática”, reforçou Gabriela.
O primeiro curso promovido pela parceria foi o de Oratória, em agosto. Outras duas qualificações devem ocorrer ainda este ano, por meio da cooperação entre a SEPM e o Sistema Fecomércio: em novembro, o curso de Aplicativos de Internet; e em dezembro, o de Aproveitamento Integral dos Alimentos.
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