Para fortalecer o Amapá como ponto estratégico internacional, Governo do Estado participa da Conferência Aérea das Antilhas e Guiana
O evento internacional reúne, durante dois dias, autoridades, empresas aéreas e instituições regionais, na Guiana Francesa, a partir desta quinta-feira, 23.
Entre as iniciativas que contribuem para consolidar o Amapá como ponto estratégico de conexão entre a Amazônia, o Caribe e o Atlântico Norte, o Governo do Estado participa da Conferência Aérea das Antilhas e Guiana. O evento internacional, que reúne autoridades, empresas aéreas e instituições regionais, acontece na Guiana Francesa, a partir desta quinta-feira, 23, e durante dois dias vai promover discussões estratégicas de integração e desenvolvimento do transporte aéreo no Caribe e no Platô das Guianas.
Durante o evento, será apresentado oficialmente o posicionamento institucional do Amapá sobre a rota aérea Macapá–Caiena, que reforça o compromisso político e técnico da gestão com a abertura da linha, buscando apoio junto a autoridades e investidores regionais.
“Essa é mais uma ação estratégica que reforça a nosso a nossa convicção e posicionamento institucional sólido, fruto do diálogo com a Coletividade Territorial da Guiana Francesa e companhias aéreas regionais a partir do entendimento de que a rota Macapá–Caiena é um eixo de integração capaz de impulsionar o turismo binacional, o comércio exterior e novos investimentos. A conferência também discutirá inovação, formação profissional no setor aéreo, parcerias logísticas e sustentabilidade e não poderíamos ficar fora desse debate”, destacou a gestora da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), Patrícia Ferraz.
A participação do Amapá no encontro é resultado direto das tratativas iniciadas em setembro, durante reunião realizada no Aeroporto Internacional de Macapá, que contou com representantes da Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG), da Guyane Express Fly e do Grupo Agemar/NOA Airports. Na ocasião, foi proposto fosse criada uma linha aérea regular entre Macapá e Caiena, considerada estratégica para a integração amazônica e o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Guiana Francesa.
Resultados esperados
A partir dos debates e explanações, o Governo do Amapá espera avançar nas negociações para a implementação da rota aérea Macapá–Caiena até o final de 2025, a criação de um grupo técnico binacional para acompanhamento do projeto e ainda a inserção do Amapá em fóruns internacionais de conectividade e cooperação regional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!